FUTSAL DA ADA, NA ENTREVISTA DA RADIO.
A entrevista da radio popular Afifense desta semana, foi com o presidente da ADA,os jogadores, André e Pako,bem como o novo treinador, Rui Paulo. Questionado o presidente sobre o novo elenco que assumiu agora funções, depois de ser realizada a assembleia geral que este ano contou com a eleição de corpos sociais. Joaquim Pinheiro referenciou que são 23 aqueles que agora compõe os corpos sociais da associação e referiu que não é fácil reunir toda esta gente, até porque a associação tem muita atividade o que obriga a um trabalho quase diário por parte dos seus diretores, Salientou que se notou a saída de vários elementos que compunham a direção há muitos anos e até sócios fundadores e aqui terá sido o cansaço de muitos anos a servir associação que tenha motivado a sua saída, no entanto entraram vários elementos jovens e até algumas senhoras.
Quanto ás dificuldades, referiu que a associação sente a crise e prova disso são os menores apoios com que contam, tanto por parte dos patrocinadores, como das próprias entidades oficiais.
Quanto ao futsal, até porque o tema era esse, foi dizendo que já haviam alguns diretores que anteriormente defendiam que deveria haver na associação esta modalidade, alem do andebol, no entanto esta surgiu por parte de um grupo de jogadores experientes e do Luís Laranjo, tendo sido um êxito desde a sua formação, já que logo no primeiro ano conquistou o campeonato distrital e conseguiu garantir a continuidade na terceira divisão nacional.
Considerou que este é um projeto com pernas para andar e que segue a filosofia do clube, que não paga seja o que for aos seus atletas, apenas lhe proporciona as condições para que estes possam evoluir na modalidade que gostam de praticar, considerou que é com muita dificuldade e muito trabalho que conseguem por em atividade as modalidades, mas vão apertando em muitos casos,para garantir a possibilidade dos jovens praticar desporto que mais gostam.
Por sua vez André, jogador que esteve na formação do grupo, salientou que o projeto do futsal recai sobre um grupo de amigos que se conheciam e que jogaram em varios clubes e que estavam sem jogar, porque haviam clubes que tinham cessado a atividade entre outros.
Pako,outro dos jogadores que fundaram a equipa, salienta que foi um projeto em que contaram com o apoio da direção da ADA e a partir daí e sabendo o valor dos jogadores, partiram para um campeonato com um objetivo, que era o de vencer e de subir aos campeonatos nacionais. No entanto tanto André como Pako,salientaram que não foi tarefa fácil, até porque nesse ano haviam clubes muito fortes e foi necessário deixar alguns pelo caminho e prova disso é que o campeão só foi encontrado na ultima jornada com um Afifense Santa Luzia, em que aquele que vencesse é que subia de divisão, aqui foi a equipa da casa que conseguiu vencer por uma vantagem confortável.
Quanto à época que findou, saldaram-na de positiva e focaram o caso de ser pela primeira vez que uma equipa de Viana sobe e se mantêm, porque anteriormente se assistia a um constante sobe e desce .
Por sua vez e questionado sobre a saída do anterior treinador, Pira, o presidente da associação, Joaquim Pinheiro deixou claro que esta foi uma saída consensual, após uma reunião tida com ambas as partes,salientou que se pretende mais para a próxima época e para tal a equipa poderá ser reforçada.
Quanto ao novo treinador, Rui Paulo,salientou que vem para um clube onde conhece os jogadores, aceitou o desafio que era irrecusável, dado haver valores na equipa e até porque tem a defender o êxito conseguido pelo Afifense em épocas anteriores.
Diz que já trabalha na preparação da próxima época em que objectivo passa por ganhar se possível todos os jogos, quer criar uma equipa competitiva,muito embora esteja ciente daquilo que é o campeonato da terceira divisão, onde há clubes muito experientes e com jogadores vindos da formação, o que não existe no distrito de Viana.
Não quis ainda adiantar novidades em relação à nova equipa, até porque ainda não está fechado o plantel, referiu que vai haver a apresentação da equipa aos sócios e um encontro com uma equipa da primeira divisão, alem de outros jogos que serão efetuados com equipas varias, estando também já firmada a presença da equipa na apresentação da equipa do Anha.
O novo treinador do Afifense,orientou anteriormente e durante varias epocas a formação do Anha, com resultados muito positivos, até porque a equipa foi quarta classificada e chegou as meias de final da taça.
Assim e no computo geral, todos estão empenhados em fazer melhor que a época anterior, tanto a nível de campeonato como na taça, embora nesta nunca se possa aspirar a muito, pois há equipas de escalões superiores que marcam sempre a diferença. O campeonato inicia-se só em finais de Setembro,mas primeiramente haverá a primeira eliminatória da taça.
30-06-12
ANI