SAPADORES LIMPAM MOINHOS E RIO EM CABANAS.
Uma equipa de sapadores florestais, realizou uma intervenção de limpeza na zona envolvente do núcleo de moinhos e margens do rio de Afife, na área de Cabanas, desobstruindo assim este curso de agua, numa área onde as cheias já deixaram marcas, até na própria ponte e só não teve maiores consequencias, porque as cheias parecem ser coisas do passado, pois a seca que se tem feito sentir mesmo nas épocas de Inverno, não tem feito elevar os caudais do rio.
A intervenção no rio, está a acontecer entre a ponte de Cabanas e as ruínas daquele que foi o matadouro de frangos, até porque esta parte do rio encontrava-se com uma densidade assinalável de vegetação que crescia desde a margem até ao próprio leito do rio.
Assim foram cortadas arvores e vegetação, que deixaram aquele espaço limpo e desobstruído, assim como com uma nova imagem mais condizente com o próprio local que é Cabanas.
A mesma equipa procedeu ainda a uma limpeza de alguns dos moinhos que em tempos ali funcionavam movidos pela agua do rio e que formam o núcleo de moinhos de Cabanas, onde muitos já estão em ruínas,outros transformados em habitações e muitos abandonados, como o caso entre outros, do moinho de Cabanas, que daria certamente e em caso de recuperado, para um autentico museu já que a sua localização é otima para ser visitado.
Esta equipa de sapadores florestoas, já havia realizado outras intervenções no rio de Afife,mais concretamente com a limpeza das margens, entre a foz e a ponte.
30-06-12
ANI