Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 07.07.12
Caminha Turismo já está online.Caminha Turismo já está online

O concelho de Caminha tem um sítio na internet dedicado exclusivamente ao Turismo. O "Caminha Turismo" foi apresentado publicamente ontem, dia 5, no recinto da Festa do Mar e da Sardinha. Trata-se de mais uma iniciativa da Autarquia para promover o turismo concelhio.

O "Caminha Turismo" foi apresentado por Paulo Pereira, vereador do Município de Caminha, com o pelouro do Turismo, e contou com a presença de Francisco Sampaio, presidente da Assembleia Municipal de Caminha, e de vários empresários do concelho.

Paulo Pereira sublinhou a importância do concelho ter um site dedicado exclusivamente ao turismo, e lembrou que "Caminha é uma localidade turística, conhecida como mosaico de paisagens. As suas potencialidades têm de ser aproveitadas".

Sobre o Caminha Turismo, o vereador salientou ser uma ferramenta de fácil utilização, de forma a ajudar as pessoas que visitam o concelho ou que têm intenção de visitar. Destacou ainda o seu caráter dinâmico e desafiou os empresários a darem os seus contributos, no sentido de se melhorar cada vez mais a imagem do concelho.

Francisco Sampaio felicitou a Câmara Municipal pela criação de um sítio na internet com funções apenas turísticas e pela transferência do Posto de Turismo de Caminha para o edifício Paços do Concelho, na Praça central da vila.

 

Aprovada campanha de redução de 50% nas ligações das casas às novas redes de saneamento.Aprovada campanha de redução de 50% nas ligações das casas às novas redes de saneamento

O executivo caminhense aprovou ontem, dia 4, em reunião de Câmara, a campanha de redução de 50% nas ligações das habitações unifamiliares às novas redes de saneamento que estão a ser executadas nas freguesias de Vila Praia de Âncora, Vile e Riba de Âncora e Moledo.  

Foi igualmente aprovado o procedimento para abertura de seis lojas interiores no mercado Municipal de Caminha, destinadas à instalação de estabelecimentos comerciais. É de salientar que as respetivas propostas deverão ser entregues até ao dia 13 de julho de 2012, às 16 horas, no "Front-Office" do município.

O executivo ainda aprovou o protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Vilarelho no âmbito da segurança de prevenção balnear, bandeira azul e praia acessível, que vai possibilitar aos banhistas que procuram a praia da Foz do Minho, maior segurança, quer ao nível do tráfego automóvel, quer ao nível da segurança balnear.

Campanha de redução de 50% tem a duração de um ano

O Município de Caminha aprovou duas medidas de incentivo à ligação das habitações às novas redes públicas de saneamento. Estas medidas visam beneficiar as populações possibilitando-lhes uma melhor qualidade de vida.

Durante um ano, as populações das freguesias que residem nos locais onde está a ser executada a rede de saneamento na zona Sul de Vila Praia de Âncora, Vile, Riba de Âncora e Moledo poderão usufruir da campanha de redução de 50% nas ligações das suas habitações à respetiva rede. E, ainda, poderão pagar os restantes 50% em doze prestações mensais, que serão anexadas à fatura da água.

Recorde-se que a Câmara está a investir nas redes de saneamento nessas zonas cera de 2,7 milhões de euros. A empreitada da zona sul de Vila Praia de Âncora, Vile e Riba de Âncora é de 2.074.818,44 euros e a de Moledo está orçada em 635.543,67 euros.

 

 

Novo Estádio Municipal Morber acolhe Torneio Inter-Freguesias.Novo Estádio Municipal Morber acolhe Torneio Inter-Freguesias

O Estádio Municipal Morber foi requalificado e agora, com piso relvado e bancada coberta, está novamente aberto à comunidade. Para envolver os caminhenses na prática desportiva e para dar-lhes a conhecer o novo espaço, o Estádio vai ser palco de uma competição inter-freguesias.

É o Torneio de Futebol de 7 Inter-Freguesias Concelho de Caminha. Ontem, dia 4, decorreu o sorteio das equipas e foi elaborado o mapa de jogos. Os representantes das nove equipas inscritas marcaram presença no Estádio, visitaram as instalações e depois procederam ao Sorteio. No dia 15 começa a primeira jornada.

Flamiano Martins aproveitou para anunciar que o Atlético Clube de Caminha é o clube residente do Estádio Municipal Morber, mas que "o equipamento está ao serviço de todos os clubes e estabelecimentos de ensino do concelho".

"Este Torneio Inter-Freguesias tem a pretensão de juntar caminhenses não profissionais para conviverem através da prática desportiva, de forma salutar e com desportivismo", acrescentou o vereador com o pelouro do Desporto.

As equipas em competição são: Âncora, Argela, Caminha, Gondar, Orbacém, Seixas, Vila Praia de Âncora, Vile e uma equipa do Município.

 

Bombeiros Voluntários de Caminha inauguram Quartel com melhores condições.Bombeiros Voluntários de Caminha inauguram Quartel com melhores condições

O quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi remodelado. A inauguração do edifício beneficiado aconteceu no sábado, dia 30 de junho, e incluiu também a apresentação de novo fardamento, a assinatura de contrato para a aquisição de uma viatura de combate a incêndios e a entrega de medalhas de mérito e dedicação a bombeiros da corporação.

Júlia Paula Costa salientou a relevância e o valor dos bombeiros na vida do concelho de Caminha e lembrou também os bombeiros que perderam a vida em combate, bem como os familiares de todos os bombeiros.

A presidente da Câmara Municipal de Caminha referiu ainda que é por reconhecer o poder e o espírito de missão dos bombeiros, que também o Município tem apoiado as Associações Humanitárias, assumindo os 30% relativos à comparticipação nacional da requalificação dos dois quartéis do concelho, num investimento de 250 mil euros. Mas também financiando o novo fardamento - fardamento de combate a incêndios urbanos e equipamento de proteção individual para combate a incêndios florestais - apresentado durante a cerimónia, e garantindo o apoio para a aquisição da nova viatura de combate a incêndios.

Casimiro Lages, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Caminha, realçou que as obras de remodelação vêm, sobretudo, trazer mais condições ao corpo ativo, mas aproveitou também para lembrar que a sobrevivência das associações humanitárias está dificultada, e que são precisos mais bombeiros e mais apoios.

O Tenente-coronel Paulo Esteves, comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, lembrou que também cidadãos e empresários devem apostar mais em melhores medidas de segurança para que a prevenção seja maior.

A Câmara Municipal de Caminha comparticipou em 30% as obras de requalificação e de ampliação dos quartéis das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Este valor representa cerca de 246.750,10 euros, suportado diretamente pelo orçamento Municipal. Os restantes 70%, do valor elegível, são assegurados pelo Fundo de Coesão. A obra do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Caminha está avaliada em 361.703,93 euros e a de Vila Praia de Âncora em 414.394,91 euros, ambos sem IVA.

Com as obras, os quartéis do concelho passaram a oferecer melhores condições a todos os agentes de proteção civil na prestação de socorro às populações, nomeadamente aos do sexo feminino. Com esta requalificação, foram criados alojamentos para ambos os sexos, instalações sanitárias, balneários, espaços sociais e refeitórios, com vista a oferecer melhores condições para a prestação de serviços de auxílio e socorro. É de sublinhar que até agora os quartéis do concelho não ofereciam as condições necessárias aos bombeiros do sexo feminino.

Estas obras eram uma necessidade premente das corporações. Face às más condições em que se encontram os edifícios dos bombeiros, tornou-se necessário remodelar algumas das áreas operacionais, através da criação de espaços até agora inexistentes e que correspondessem às solicitudes presentes e promovessem melhores condições de trabalho aos bombeiros. Importa referir que a escolha dos gabinetes de arquitetura e da demais equipa projetista, assim como o acompanhamento e a escolha do projeto final, foram da responsabilidade das respetivas Associações de Bombeiros.

No caso do quartel de Caminha, o edifício foi ampliado através da construção de um acesso vertical por escada aos diferentes pisos, o que permite o acesso direto e independente dos bombeiros à área das instalações. E foram igualmente criados alojamentos masculinos e femininos, instalações sanitárias, balneários, espaços sociais e refeitórios.

 

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAMINHA - Lista de homenageados

 

MEDALHA DE MÉRITO E DEDICAÇÃO GRAU PRATA - 25 ANOS

Abel Ramos Vasconcelos

Amilcar Barata Costa

António Elias Silva Porto

António Serafim Reis Loureiro

Carlos Eugénio Costa Correia

Elias Fontainhas da Silva

João Alexandre Oliveira Sousa

Jofre José Branco Pinto

Jorge Rodrigues Alves de Castro

José António Lourenço Pedrosa

José Barbosa Rodrigues

José Martins Pires

Manuel Soares Porto

Manuel Teodósio Cairrão Afonso

Mário Alberto de Casto Ferreira

 

 

MEDALHA DE MÉRITO E DEDICAÇÃO GRAU BRONZE - 15 ANOS

Abílio José Fernandes Martins

António Fernandes Alves Castro

António Manuel Coelho Azevedo

Francisco Gomes Ferreira

João Alberto Leitão Rodrigues

José Carlos Esteves Sequeiros

José Manuel Barbosa Rodrigues

José Manuel Mesquita Garcia

José Manuel Pereira Silva

Luís Narciso Esteves Costa

Mário João Alves Porto

Nuno Miguel Veiga Pinto

Rogério Paulo Morais Fernandes

Sandra Raquel Gomes Porto

Valdemar Miguel Faria Ferreira

 

Festa do Mar e da Sardinha anima Vila Praia de Âncora até domingo.Festa do Mar e da Sardinha anima Vila Praia de Âncora até domingo

A Festa do Mar e da Sardinha, em Vila Praia de Âncora, apresenta a melhor sardinha do mundo até domingo. O primeiro fim de semana do certame já serviu para superar as expectativas da organização.

A grande procura é para o prato low cost. "Sendo a Festa do Mar e da Sardinha uma festa familiar, onde os casais se deslocam com os filhos e amigos para momentos de convívio à volta de mesa e da sardinha, é natural que o menu da sardinha low cost seja uma ótima solução", comenta o vereador Paulo Pereira, vereador com o pelouro do Turismo e da Cultura.

Além disso, a afluência tem sido muita e no primeiro fim de semana, os números já superaram as expetactivas da organização, a qual contava com alguma contenção da parte da população. Também neste aspeto, o prato low cost foi, com certeza, um argumento para que ninguém ficasse em casa.

De resto, convém lembrar que o certame termina no dia 8. Até lá, podem contar com muita gastronomia e momentos culturais a cargo dos grupos regionais. Destaque também para o momento de partilha de conhecimento no dia de encerramento, dia 8, em que a oradora Aurora Rego vai abordar, às 16h30, o tema "O nascimento da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora e o seu contributo na elevação da vila".

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:12



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos