Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 29.09.12
Município de Caminha e Câmara de Comércio assinam acordo de cooperação.Município de Caminha e Câmara de Comércio assinam acordo de cooperação

A Câmara Municipal de Caminha e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro celebraram um acordo de cooperação para promover a internacionalização das empresas de Caminha no mercado brasileiro e divulgar as potencialidades turísticas do concelho. O acordo vai ainda incentivar a fixação e implantação de empresas brasileiras em Caminha.

De acordo com o documento agora assinado, a Câmara de Comércio vai auxiliar as empresas sediadas no concelho de Caminha no processo de internacionalização no mercado brasileiro e divulgar os produtos e serviços prestados pelas empresas sediadas no concelho de Caminha, com capacidade exportadora, no Brasil.

A Câmara de Comércio compromete-se ainda a divulgar os eventos culturais, a gastronomia regional, os recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais e arquitetónicos de Caminha no Brasil e auxiliar as empresas Caminhenses nas deslocações comerciais ao Rio de Janeiro.

O Município de Caminha compromete-se a promover as atividades e serviços promovidos pela Câmara de Comércio e disponibilizar os espaços e serviços necessários para a realização das atividades da Câmara de Comércio no concelho de Caminha e na região.

Compromete-se ainda a auxiliar e acompanhar as empresas brasileiras associadas nas deslocações comerciais efetuadas ao concelho de Caminha e a incentivar a fixação e implantação de empresas brasileiras.

Paulo Elísio de Souza enalteceu a parceria com a Câmara Municipal de Caminha que permite a promoção da Câmara de Comércio no norte de Portugal e o estreitar de relações comerciais entre Portugal e o Brasil.

O Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro referiu mesmo, no discurso comemorativo do 101º aniversário da Câmara Comércio, perante mais de 300 empresários de Portugal e do Brasil, a parceria com a Câmara de Caminha como sendo um bom exemplo de "intercâmbio que facilita a criação de oportunidades entre os dois países".

Júlia Paula Costa salientou a importância deste protocolo no "fomento das exportações das empresas sediadas em Caminha para o Brasil e para a divulgação das potencialidades turísticas do concelho". A Presidente da Câmara reforçou que esta é mais uma medida do Município com o objetivo de promover o empreendedorismo e o apoiar o tecido empresarial do concelho.

A Câmara Municipal de Caminha homenageou ainda a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro pela celebração do seu 101º aniversário. A Câmara de Comércio foi criada em 1911, por decreto do então presidente da República Manuel de Arriaga, e foi a primeira Câmara de Comércio a ser criada fora do território Português.

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro tem como objetivo incrementar as relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Portugal e o Rio de Janeiro, com objetivo de apoiar a realização de negócios internacionais e o estabelecimento de parcerias que promovam a competitividade no cenário global.  

 

Câmara Municipal de Caminha aprova adesão ao Programa de Apoio à Economia Local.Câmara Municipal de Caminha aprova adesão ao Programa de Apoio à Economia Local

A Câmara Municipal de Caminha aprovou ontem, dia 27, em reunião de Câmara, a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). O PAEL vai ser utilizado para regularizar os pagamentos em atraso com as Águas do Noroeste e não acarreta nenhuma penalização para os munícipes.

O Estado disponibilizou dois programas de apoio aos municípios, tendo em conta a situação difícil em que foram colocadas as autarquias devido ao corte nas transferências do Orçamento de Estado e da redução drástica dos limites de endividamento. O Programa I integra os municípios abrangidos por um plano de reequilíbrio financeiro e o Programa II abrange os municípios com pagamentos em atraso há mais de 90 dias vencidos a 31 de março de 2012.

Assim, a Câmara de Caminha, que não necessita do aderir ao Programa I por ter uma situação financeira estável e controlada, vai aderir ao segundo programa que possibilita o acesso a financiamento a juros muito mais baixos do que os praticados no mercado. O documento vai ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal. Caso seja aprovado, o Município vai candidatar-se ao PAEL num montante de 2,2 milhões de euros.

A adesão ao PAEL não traz nenhum encargo para os munícipes, já que a única consequência é a passagem de uma dívida de curto prazo para uma dívida a médio/longo prazo.

Ao PAEL, a Câmara de Caminha apenas vai candidatar o valor em divida à empresa Águas do Minho e Lima/Águas de Portugal, cujos valores cobrados foram considerados excessivos pelo Município e estiveram a ser discutidos em tribunal. Recorde-se que, este ano, o Município chegou a um acordo de pagamento com a empresa fornecedora dos serviços de água e saneamento e que no acordo estava já estava contemplado o recurso ao PAEL, caso este programa viesse a ser concretizado, o que veio a acontecer.

Júlia Paula Costa refere que a "situação financeira estável e equilibrada do município de Caminha permite-lhe concorrer ao Programa II, assim como a maioria dos Municípios do Distrito, e que se não fosse o mau negócio herdado das águas, Caminha não precisaria de recorrer ao programa", remata a presidente da Câmara Municipal de Caminha.

 

Grande Trail da Serra d'Arga decorre nos dias 6 e 7 de outubro.Grande Trail da Serra d'Arga decorre nos dias 6 e 7 de outubro

O Grande Trail da Serra d'Arga vai decorrer nos dias 6 e 7 de outubro. As inscrições estão fechadas para as competições de domingo e a população está toda convidada a assistir às provas e a aplaudir os atletas.

As provas principais do grande evento desportivo que coloca a Serra d'Arga em destaque decorrem no domingo, dia 7. As partidas são às 8h e às 10h em Dem. Depois, segunda as expetativas da organização, os participantes devem começar a passar em Arga de S. João às 10h30, no Mosteiro de S. João d'Arga às 11h e em Arga de Cima às 11h30. A partir das 12h, os mais rápidos devem romper a meta, que se encontra em Dem, junto à Igreja.

O público é bem vindo a aplaudir e dar ânimo aos atletas, bem como a visitar a Serra d'Arga.

Dado o sucesso da primeira edição, este ano o Grande Trail da Serra d'Arga faz parte das provas qualificativas da The North Face® Ultra-Trail du Mont-Blanc® e conta também com convidados especiais tais como António Nascimento, Humberto Faria e o atleta italiano Marco Olmo.

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pelo atleta Carlos Sá com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juntas de freguesia de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga de cima e Arga de Baixo e o clube Desnível Positivo.

 

O I Trail Jovem é uma novidade do evento desportivo

Com a intenção de trazer o público mais jovem para a modalidade de trail e já que o concelho possui ótimas condições para a prática desta modalidade desportiva, este ano o Grande Trail da Serra d'Arga abriu a competição aos mais novos com o I Trail Jovem.

A prova realiza-se no sábado, dia 6, tem início no Estádio Municipal Morber e dirige-se a todos jovens até aos 16 anos. A competição é gratuita e é a única que ainda tem inscrições abertas. Os interessados devem inscrever-se através da Internet, até ao dia 5, aqui.

 

Caminha assinalou Semana Europeia da Mobilidade.Caminha assinalou Semana Europeia da Mobilidade

Caminha celebrou a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro. Entre as várias atividades, destaca-se a participação das crianças que encheram as principais ruas da vila com veículos alternativos: as bicicletas, triciclos, skates e trotinetas.

A Semana Europeia da Mobilidade pretende promover atividades que sensibilizem a população a mudar comportamentos em relação à mobilidade, nomeadamente no que se refere à utilização do automóvel particular. O objetivo é as pessoas encontrarem uma alternativa ao carro, uma alternativa mais sustentável, ou seja, melhor para o ambiente. O tema deste ano foi "Avançando na direção certa".

"É importante que as pessoas reflitam sobre a utilização dos carros e se desloquem mais a pé ou de bicicleta dentro das vilas", sugere o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha. "É este o objetivo destas atividades - alertar para a necessidade de um desenvolvimento sustentável", remata Flamiano Martins.

No concelho, a semana foi assinalada através do percurso de bicicletas, de um percurso pedestre, de uma mostra de mobilidade alternativa e da passagem gratuita no Ferry-boat, por entre outras atividades.

 

Câmara cria Programa CaminhAmiga.Câmara cria Programa CaminhAmiga

Os caminhenses vão poder contar com mais um programa de apoio social - CaminhAmiga. Este novo programa social de reparações domésticas ao domicílio, cujos serviços vão ser prestados pelo Município, dirige-se aos munícipes economicamente mais desfavorecidos. O regulamento já foi aprovado em reunião de câmara, procedendo-se seguidamente à aquisição dos meios materiais para implementação desta medida e respetiva divulgação.


Numa altura em que o país atravessa graves dificuldades financeiras, a Câmara decidiu criar o Programa CaminhAmiga, de modo a contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas economicamente mais fragilizadas, nomeadamente os idosos e os portadores de deficiência, prestando serviços gratuitos, realizados diretamente pelos funcionários do Município.


O CaminhAmiga inclui serviços de carpintaria, de pichelaria, de trabalhos de construção civil, de eletricidade, de organização do espaço da habitação e de outros serviços devidamente justificados. Estes serviços acarretam vários benefícios para os munícipes com destaque para a mão de obra gratuita em todos os trabalhos prestados, por pessoal técnico qualificado, e a oferta da matéria-prima necessária para os trabalhos solicitados.


A este programa poderão concorrer os munícipes que residam e estejam recenseados no concelho de Caminha e que se encaixem nas seguintes condições: pertençam a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor da pensão social em vigor; sejam os proprietários da habitação, residam na mesma de forma permanente e não possuam outra habitação.

Ainda se podem candidatar os munícipes portadores de deficiência que sejam residentes e recenseados no concelho de Caminha, que morem em habitações arrendadas com necessidades de adaptação nas respetivas acessibilidades. Cada agregado familiar poderá recorrer a este Programa até ao limite de 5 vezes por ano, não podendo exceder a quantia de 500€.

Outros programas de apoio social
Para além do programa CaminhAmiga, são muitas as medidas que o Município tem encetado para fazer de Caminha um concelho mais justo e coeso a nível social. Exemplos da política social de combate à pobreza e à exclusão social são a criação do Cartão Caminha 65+, um cartão com múltiplas vantagens para as pessoas com 65 anos ou mais, cujas candidaturas de adesão já estão a decorrer.

O Município realiza ainda o Desporto Sénior, que inclui aulas gratuitas de natação nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora e aulas de educação física no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha direcionado para todos os utentes de Lares, Centros de Dia e comunidade pensionista do concelho em geral.

Além destas medidas, o Município de Caminha também apoia as famílias mais desfavorecidas do concelho através da isenção/pagamento em prestações das despesas com água e saneamento, bem como através da isenção da atualização das tarifas da água.


Também na área da educação estão a decorrer projetos para apoiar os mais carenciados, como o programa de atribuição de incentivos ao ensino superior, a oferta de manuais escolares aos alunos com escalão A e B, o financiamento das refeições escolares aos alunos com escalão A e o financiamento de metade da refeição aos alunos com escalão B e os apoios específicos para as situações mais sensíveis.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:26



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos