A Câmara Municipal de Caminha e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro celebraram um acordo de cooperação para promover a internacionalização das empresas de Caminha no mercado brasileiro e divulgar as potencialidades turísticas do concelho. O acordo vai ainda incentivar a fixação e implantação de empresas brasileiras em Caminha.
De acordo com o documento agora assinado, a Câmara de Comércio vai auxiliar as empresas sediadas no concelho de Caminha no processo de internacionalização no mercado brasileiro e divulgar os produtos e serviços prestados pelas empresas sediadas no concelho de Caminha, com capacidade exportadora, no Brasil.
A Câmara de Comércio compromete-se ainda a divulgar os eventos culturais, a gastronomia regional, os recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais e arquitetónicos de Caminha no Brasil e auxiliar as empresas Caminhenses nas deslocações comerciais ao Rio de Janeiro.
O Município de Caminha compromete-se a promover as atividades e serviços promovidos pela Câmara de Comércio e disponibilizar os espaços e serviços necessários para a realização das atividades da Câmara de Comércio no concelho de Caminha e na região.
Compromete-se ainda a auxiliar e acompanhar as empresas brasileiras associadas nas deslocações comerciais efetuadas ao concelho de Caminha e a incentivar a fixação e implantação de empresas brasileiras.
Paulo Elísio de Souza enalteceu a parceria com a Câmara Municipal de Caminha que permite a promoção da Câmara de Comércio no norte de Portugal e o estreitar de relações comerciais entre Portugal e o Brasil.
O Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro referiu mesmo, no discurso comemorativo do 101º aniversário da Câmara Comércio, perante mais de 300 empresários de Portugal e do Brasil, a parceria com a Câmara de Caminha como sendo um bom exemplo de "intercâmbio que facilita a criação de oportunidades entre os dois países".
Júlia Paula Costa salientou a importância deste protocolo no "fomento das exportações das empresas sediadas em Caminha para o Brasil e para a divulgação das potencialidades turísticas do concelho". A Presidente da Câmara reforçou que esta é mais uma medida do Município com o objetivo de promover o empreendedorismo e o apoiar o tecido empresarial do concelho.
A Câmara Municipal de Caminha homenageou ainda a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro pela celebração do seu 101º aniversário. A Câmara de Comércio foi criada em 1911, por decreto do então presidente da República Manuel de Arriaga, e foi a primeira Câmara de Comércio a ser criada fora do território Português.
A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro tem como objetivo incrementar as relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Portugal e o Rio de Janeiro, com objetivo de apoiar a realização de negócios internacionais e o estabelecimento de parcerias que promovam a competitividade no cenário global.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou ontem, dia 27, em reunião de Câmara, a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). O PAEL vai ser utilizado para regularizar os pagamentos em atraso com as Águas do Noroeste e não acarreta nenhuma penalização para os munícipes.
O Estado disponibilizou dois programas de apoio aos municípios, tendo em conta a situação difícil em que foram colocadas as autarquias devido ao corte nas transferências do Orçamento de Estado e da redução drástica dos limites de endividamento. O Programa I integra os municípios abrangidos por um plano de reequilíbrio financeiro e o Programa II abrange os municípios com pagamentos em atraso há mais de 90 dias vencidos a 31 de março de 2012.
Assim, a Câmara de Caminha, que não necessita do aderir ao Programa I por ter uma situação financeira estável e controlada, vai aderir ao segundo programa que possibilita o acesso a financiamento a juros muito mais baixos do que os praticados no mercado. O documento vai ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal. Caso seja aprovado, o Município vai candidatar-se ao PAEL num montante de 2,2 milhões de euros.
A adesão ao PAEL não traz nenhum encargo para os munícipes, já que a única consequência é a passagem de uma dívida de curto prazo para uma dívida a médio/longo prazo.
Ao PAEL, a Câmara de Caminha apenas vai candidatar o valor em divida à empresa Águas do Minho e Lima/Águas de Portugal, cujos valores cobrados foram considerados excessivos pelo Município e estiveram a ser discutidos em tribunal. Recorde-se que, este ano, o Município chegou a um acordo de pagamento com a empresa fornecedora dos serviços de água e saneamento e que no acordo estava já estava contemplado o recurso ao PAEL, caso este programa viesse a ser concretizado, o que veio a acontecer.
Júlia Paula Costa refere que a "situação financeira estável e equilibrada do município de Caminha permite-lhe concorrer ao Programa II, assim como a maioria dos Municípios do Distrito, e que se não fosse o mau negócio herdado das águas, Caminha não precisaria de recorrer ao programa", remata a presidente da Câmara Municipal de Caminha.
O Grande Trail da Serra d'Arga vai decorrer nos dias 6 e 7 de outubro. As inscrições estão fechadas para as competições de domingo e a população está toda convidada a assistir às provas e a aplaudir os atletas.
As provas principais do grande evento desportivo que coloca a Serra d'Arga em destaque decorrem no domingo, dia 7. As partidas são às 8h e às 10h em Dem. Depois, segunda as expetativas da organização, os participantes devem começar a passar em Arga de S. João às 10h30, no Mosteiro de S. João d'Arga às 11h e em Arga de Cima às 11h30. A partir das 12h, os mais rápidos devem romper a meta, que se encontra em Dem, junto à Igreja.
O público é bem vindo a aplaudir e dar ânimo aos atletas, bem como a visitar a Serra d'Arga.
Dado o sucesso da primeira edição, este ano o Grande Trail da Serra d'Arga faz parte das provas qualificativas da The North Face® Ultra-Trail du Mont-Blanc® e conta também com convidados especiais tais como António Nascimento, Humberto Faria e o atleta italiano Marco Olmo.
O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pelo atleta Carlos Sá com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juntas de freguesia de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga de cima e Arga de Baixo e o clube Desnível Positivo.
O I Trail Jovem é uma novidade do evento desportivo
Com a intenção de trazer o público mais jovem para a modalidade de trail e já que o concelho possui ótimas condições para a prática desta modalidade desportiva, este ano o Grande Trail da Serra d'Arga abriu a competição aos mais novos com o I Trail Jovem.
A prova realiza-se no sábado, dia 6, tem início no Estádio Municipal Morber e dirige-se a todos jovens até aos 16 anos. A competição é gratuita e é a única que ainda tem inscrições abertas. Os interessados devem inscrever-se através da Internet, até ao dia 5, aqui.
Caminha celebrou a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro. Entre as várias atividades, destaca-se a participação das crianças que encheram as principais ruas da vila com veículos alternativos: as bicicletas, triciclos, skates e trotinetas.
A Semana Europeia da Mobilidade pretende promover atividades que sensibilizem a população a mudar comportamentos em relação à mobilidade, nomeadamente no que se refere à utilização do automóvel particular. O objetivo é as pessoas encontrarem uma alternativa ao carro, uma alternativa mais sustentável, ou seja, melhor para o ambiente. O tema deste ano foi "Avançando na direção certa".
"É importante que as pessoas reflitam sobre a utilização dos carros e se desloquem mais a pé ou de bicicleta dentro das vilas", sugere o vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha. "É este o objetivo destas atividades - alertar para a necessidade de um desenvolvimento sustentável", remata Flamiano Martins.
No concelho, a semana foi assinalada através do percurso de bicicletas, de um percurso pedestre, de uma mostra de mobilidade alternativa e da passagem gratuita no Ferry-boat, por entre outras atividades.
Os caminhenses vão poder contar com mais um programa de apoio social - CaminhAmiga. Este novo programa social de reparações domésticas ao domicílio, cujos serviços vão ser prestados pelo Município, dirige-se aos munícipes economicamente mais desfavorecidos. O regulamento já foi aprovado em reunião de câmara, procedendo-se seguidamente à aquisição dos meios materiais para implementação desta medida e respetiva divulgação.
Numa altura em que o país atravessa graves dificuldades financeiras, a Câmara decidiu criar o Programa CaminhAmiga, de modo a contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas economicamente mais fragilizadas, nomeadamente os idosos e os portadores de deficiência, prestando serviços gratuitos, realizados diretamente pelos funcionários do Município.
O CaminhAmiga inclui serviços de carpintaria, de pichelaria, de trabalhos de construção civil, de eletricidade, de organização do espaço da habitação e de outros serviços devidamente justificados. Estes serviços acarretam vários benefícios para os munícipes com destaque para a mão de obra gratuita em todos os trabalhos prestados, por pessoal técnico qualificado, e a oferta da matéria-prima necessária para os trabalhos solicitados.
A este programa poderão concorrer os munícipes que residam e estejam recenseados no concelho de Caminha e que se encaixem nas seguintes condições: pertençam a um agregado familiar cujo rendimento mensal per capita seja igual ou inferior ao valor da pensão social em vigor; sejam os proprietários da habitação, residam na mesma de forma permanente e não possuam outra habitação.
Ainda se podem candidatar os munícipes portadores de deficiência que sejam residentes e recenseados no concelho de Caminha, que morem em habitações arrendadas com necessidades de adaptação nas respetivas acessibilidades. Cada agregado familiar poderá recorrer a este Programa até ao limite de 5 vezes por ano, não podendo exceder a quantia de 500€.
Outros programas de apoio social
Para além do programa CaminhAmiga, são muitas as medidas que o Município tem encetado para fazer de Caminha um concelho mais justo e coeso a nível social. Exemplos da política social de combate à pobreza e à exclusão social são a criação do Cartão Caminha 65+, um cartão com múltiplas vantagens para as pessoas com 65 anos ou mais, cujas candidaturas de adesão já estão a decorrer.
O Município realiza ainda o Desporto Sénior, que inclui aulas gratuitas de natação nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora e aulas de educação física no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha direcionado para todos os utentes de Lares, Centros de Dia e comunidade pensionista do concelho em geral.
Além destas medidas, o Município de Caminha também apoia as famílias mais desfavorecidas do concelho através da isenção/pagamento em prestações das despesas com água e saneamento, bem como através da isenção da atualização das tarifas da água.
Também na área da educação estão a decorrer projetos para apoiar os mais carenciados, como o programa de atribuição de incentivos ao ensino superior, a oferta de manuais escolares aos alunos com escalão A e B, o financiamento das refeições escolares aos alunos com escalão A e o financiamento de metade da refeição aos alunos com escalão B e os apoios específicos para as situações mais sensíveis.