Feira do Colecionismo de Valença
Valença recebe a primeira Feira do Colecionismo, com a participação de mais de 40 expositores, portugueses e espanhóis, domingo, 30 de Setembro, nas traseiras do edifício Lepanto, na Cidade Nova.
Esta primeira feira pretende enraizar um espaço privilegiado, na região, para a exposição, venda e troca de todos os materiais colecionáveis, nomeadamente selos, calendários, moedas e notas, carteiras de açúcar, postais, canetas, entre muitos outros.
Na base da criação desta Feira do Colecionismo está o sucesso da Feira das Antiguidades e a necessidade de criar um espaço próprio e temático para ponto de encontro dos aficionados ao colecionismo.
No mesmo local da já celebre Feira das Antiguidades de Valença esta é mais uma aposta do Núcleo Sportinguista de Valença.
Jornadas Europeias do Património
Eurocidade Valença Tui
Workshop de Pintura, exposições digitais e fotográficas e trilhos pedestres compõem o programa das Jornadas Europeias do Património, da Eurocidade Valença Tui, que decorrerá, de 27 a 30 de Setembro e se prolonga durante o mês de Outubro.
“O Futuro da Memória”, é o tema a desenvolver em Valença, a “Paisaxe e arquitetura tradicional” é a temática das jornadas em Tui.
A iniciativa é da Câmara de Valença, do Concello de Tui, da Secretaria de Estado da Cultura, da Direção Geral do Património e da Cultura e conta com o apoio da União Europeia.
Estas jornadas tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património, aproximando o público ao património cultural e realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades, bem como o seu papel para a construção do futuro.
Programa:
27 de setembro
Inauguração da exposição “Fontes de Auga en Rebordáns”, na Sala Municipal de Exposições de Tui, às 20h00 (ES);
28 setembro a 28 novembro
Exposição Digital “Valença no Século XIX e XX – a Memória e o Futuro”, no Centro de Interpretação da Fortaleza de Valença;
29 de setembro
Workshop de pintura “Património Edificado na Fortaleza”, entre as 14h30 e as 18h30, no Centro de Interpretação da Fortaleza;
30 de setembro
Andaina no trilho GPR 17, com início na Ponte da Veiga, em Tui, às 9h00 (ES);
13 de outubro
Trilho do Castelo da Furna, em Valença, com início Igreja de Taião, às 9h00 (PT);
28 de outubro
Andaina no Trillo “Muiños de Paredes”, com início na Igrexa da Virxe do Camiño, em Rebordáns, Tui, às 9h00 (ES).
Fórum Peregrino na Eurocidade Valença Tui
As peregrinações para Santiago de Compostela vão estar em debate no Fórum Peregrino, um encontro internacional, a decorrer na Eurocidade Valença Tui, entre 28 e 30 de Setembro.
Este será um espaço aberto, de encontro e de diálogo, entre peregrinos, de diferentes lugares e uma oportunidade para uma reflexão sobre a peregrinação jacobeia e o Caminho de Santiago.
No encontro serão debatidas as motivações de peregrinar, o caminho como itinerário ou a catedral como meta, a hospitalidade ou alojamento, a credencial ou Compostela e a assistência ao peregrino.
O fórum surgiu como forma de celebrar o 25º aniversário da declaração do Caminho de Santiago como primeiro itinerário cultural europeu e também de adiantar as comemorações da descoberta do sepulcro do Apóstolo, agendadas para 2013.
Os Caminhos de Santiago são uma das marcas da identidade de Valença, ponto de referência e de confluência do Caminho Central e do Caminho da Costa, respeitantes ao Caminho Português para Santiago de Compostela.
Em Fontoura o Senhor dos Caminhos e o Cruzeiro Setecentista, em Cerdal a ponte romano/medieval, em Arão o lugar de Albergaria e em Valença a Fortaleza, a Pedra Jacobeia do Cais e a Ponte Internacional, são marcas da história e simbologia jacobeia em Valença.
O Albergue de São Teotónio é um espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos para Santiago e Fátima e referência nos caminhos de peregrinação.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Em Valença sente-se o espírito do caminho. Na ponte internacional sente-se a magia de estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, numa paisagem única com a Fortaleza atrás e a catedral de Tui em frente”.
A iniciativa do fórum é dos Espaço Jacobeus, em parceria com a Iacobus da Galiza e conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do Concello de Tui.