ARDEU O MONTE E SÓ A CHUVA É QUE EVITOU MALES MAIORES.
Poucos são aqueles que tem duvidas em relação as causas do incêndio que deflagrou no final da tarde do passado sábado na floresta de Afife a poente da estrada florestal, numa área entre Outeiro e Afife. Dado as circunstancias, já que o fogo se iniciou ao mesmo tempo em três locais diferentes e em linha, numa altura em que o vento soprava com intensidade, terá sido mais uma situação de fogo posto.
O incêndio começou ao anoitecer e numa altura em que o vento se fazia sentir forte,o que desde logo fez com que o fogo rapidamente ganhasse uma frente significativa, já que este começou em três sítios diferentes, mas em linha e em locais onde a vegetação rasteira era propicia para consumir uma área significativa.
Os bombeiros, rapidamente ocorreram ao local, com vários carros e homens e como o acesso a uma das frentes de sul era razoável, conseguiram evitar o avançar das chamas e dominaram assim o fogo neste local.
Na parte mais a norte das Placas, o acesso era mais complicado e aqui foi mais difícil chegar junto da frente do fogo.
No entanto a chuva que começou a cair já no adiantar da noite, veio a evitar males maiores, é ainda voz corrente, que o fogo foi posto por mais que uma pessoas e com algum interesse em que aquela área viesse a ser queimada.
29-09-12
ANI