MONTE DE SANTO ANTÓNIO, PODE SER REQUALIFICADO
Arlindo Sobral, o presidente da autarquia Afifense, deu a conhecer que há fortes possibilidades de o Monte de Santo António pode vir a ser requalificado especialmente na sua arborização, com uma intervenção dos sapadores florestais.
Tudo porque a vegetação infestante está de novo a crescer em demasia, não deixando assim desenvolver as arvores que haviam sido plantadas, numa anterior intervenção da junta de freguesia. O autarca, não adiantou com datas previstas para esta intervenção, mas adiantou que este será um trabalho de fundo, onde se pretende fazer a eliminação das espécies infestantes existentes, através de métodos específicos e depois serão feitas plantações de espécies arbóreas, adequadas aquele espaço. O trabalho deve ser executado por uma equipa de sapadores florestais, da Associação Florestal do Lima e contará certamente com todo o apoio dos trabalhadores da autarquia.
O monte de Santo António havia sido arborizado por Afifenses liderados por Tomas Pinto, mas no decorrer dos anos nunca houve a preocupação de renovar as arvores que iam desaparecendo,o que facilitou o aparecimento acelerado de espécies infestantes.
As ultimas arvores de algum porte que ainda restavam, foram vendidas pela autarquia há quatro anos e havia o intuito de reflorestar o monte, só que essa reflorestação não terá sido a ideal e a maior parte das espécies então plantadas, acabaram por secar e a falta de manutenção, terá certamente contribuído para que as austalias e mimosas viessem a rebentar por tudo o que é sitio.
27-10-12
ANI