MARESIA, DEIXA MARCAS NAS DUNAS.
As ultimas maresias que se fizeram sentir, deixaram marcas no cordão dunar da freguesia, reduzindo a frente dunar do litoral Afifense, alem de causar outros estragos, como a destruição de lances de passadiços, especialmente na área da praia do Caracol.
Esta foi a primeira maresia que se fez sentir depois do verão, onde se fizeram registar ondas na ordem dos 5 metros, que deixaram marcas em toda a área litoral da freguesa, especialmente com a redução da frente dunar, no entanto a parte onde o mar mais reduziu a duna,foi precisamente a norte do acesso principal à praia do Caracol,onde inclusive destruiu os passadiços de acesso ao areal e aqui terão sido comidos pelo mar, cinco metros de duna, o que deixou os passadiços caídos em declives com mais de cinco metros de altura.
A praia de Afife na maré alta, ficou totalmente coberta pela agua, que galgou o rio numa significativa extensão, bem como na area da Ínsua, onde a força do mar chegou até ao passadiço de acesso a esta praia, que fica a mais de uma centena de metros da habitual linha de agua.
Outra situação nunca vista, aconteceu na área do Porto, onde a força das ondas galgou toda a duna e chegou a escassos centímetros do, marco geodésico que há cerca de20 anos, encontrava-se a 30 metros da linha de maré.
O mar beteu na proteção do restaurante existente na parte norte doparque, deixando ali também marcas da sua força.
O aumento do avanço das aguas do mar, é uma situação preocupante na freguesia, já que ano após anos, se verifica a diminuição da proteção dunar e cada vez o areal fica mais coberto de agua, mesmo em mares normais.
27-10-12
ANI