CONTINUAM A DEPOSITAR LIXO, NA AREA DUNAR E FLORESTAL.
Desta vez, foi o caminho que vai do parque de estacionamento do rio à ponte do Fial, o escolhido para a deposição de lixo variado , como é o caso de restos de um frigorifico, depois de lhe ser tido retirada a parte metálica, certamente para venda na sucata.
No entanto destaca-se que alguem mais sensibilizado para as questões ambientais e que por ali terá passado e que tal procedimento a ninguem passa despercebio, deixou a indicação escrita num dos pedaços de plastico ali depositado, em que se pode ler:
"Tu Precisas da Natureza, a Natureza não Precisa de Ti"
Este tipo de procedimento que vem sendo habitual, tanto no litoral da freguesia, como na parte florestal, onde são depositados os mais variados lixos pesados , inclusive restos de obras de construção civil, é proibido e caso o infrator seja detetado incorre em pesadas coimas. Estas deposições, normalmente ocorrem durante a noite e sempre na berma de caminhos, o que torna mais difícil a sua deteção, no entanto sabemos que as entidades policiais estão atentas a estas situações e já vigiam alguns espaços onde estas praticas são mais habituais.
No que diz respeito à freguesia de Afife, não se justifica de maneira alguma que se ande a deixar estes montes de lixo em locais inadequados, porque a Câmara Municipal de Viana do Castelo, desde que para tal seja solicitada, vem à casa das pessoas fazer a recolha deste tipo de lixos e as pessoas nada tem a pagar. No entanto as pessoas que se queiram desfazer de lixo mais pesado , podem mesmo obter toda a informação na sede da junta de freguesia.
O abandonar o lixo nas beiras dos caminhos, implica uma despesa acrescida para a junta de freguesia, pois será esta que depois terá que fazer a sua remoção e isso implica o desviar de verbas que poderiam ser aplicadas em obras que todos iriam beneficiar.
27-10-12
ANI