AFIFE, CONTINUA COMO ATÉ AQUI.
A unidade técnica para a reorganização administrativa propôs reduzir de 40 para 27 as freguesias do concelho de Viana do Castelo,dada a ausência de pronuncia da assembleia municipal, que pretende manter as 40 freguesias, tal como é desejo dos autarcas e população.
Assim e como ficou claro pela posição dos autarcas do concelho, as freguesias rejeitam a agregação ou extinção de freguesias, no caso de Afife, já havia ficado claro que a autarquia rejeitava qualquer agregação, ou ser agregada e até a passagem da freguesia de rural a meio/urbana ,fazia com que viesse mesmo a ter que se agregar, no entanto houve uma alteração desta designação que havia sido atribuída e por tal a freguesia, tal como sucedia com a vizinha Carreço,vai ser mantida, tal como até aqui.
Assim e dentro desta proposta continuarão; Adufe,Carreço, Outeiro, Castelo de Neiva, S. Romão de Neiva, Alvarães, Barroselas, Mujães, Vila de Punhe, Chafe, Anha, Darque, Vila Franca, S. Marta de Portuzelo, Perre Lanheses, S. Lourenço da Montaria, Amonde e Freixieiro de Soutelo.
A proposta de junção,propõe: Mazarefes com Vila Fria; Subportela, Deocriste e Portela de Suzã; Geraz do Lima (freguesias de Santa Maria,Moreira e Santa Leocádia) com Deão; Cardielos e Serreleis: S. Salvador da Torre e Vila Moi;Nogueira,Meixedo e Vilar de Murteda.
Entretando aproposta A propõe a agregação deSanta Maria Maior, Meadela, Monserrate e Areosa, por outro lado a B propõe a agregação de Barroselas e Carvoeiro.
Para os presidentes destas autarquias, classificam como um disparate todo este processo, até porque autarcas e Câmara, são contra qualquer agregação e querem continuar com as 40 freguesias, tal como estão a fazer parte do concelho.
Os autarcas, consideram ainda que no que toca ao agrupamento na versão poupança, não passa de um disparate administrativo, pois isso só seria possível se houvesse uma redução 50 por cento de assessores ministeriais, e reduzindo em 1/10 nas prestações de serviços milionários a gabinetes jurídicos através dos seus ministérios, como apontou o autarca Vianense.
17-11-12
ANI