Valença Beneficia Acessos à Silva
Uma nova avenida está a nascer desde a EN 13 até ao cruzamento da Silva, numa intervenção que abrange as freguesias de São Pedro da Torre e da Silva, numa extensão de 1644 mts, com um custo 213 254,65 euros.
A obra inclui o alargamento da antiga estrada do Arraial, que passará a ter 5 metros de faixa de rodagem e 2 metros laterais pavimentadas.
Uma nova rotunda vai nascer no topo sul da avenida do Arraial que fará a redistribuição do tráfego para as estradas municipais 512-1 e 106-1, para as freguesias da Silva e São Julião e em direção à EN 13 / São Pedro da Torre.
Uma nova rede de saneamento foi implantada, a toda a extensão da nova avenida, com a extensão de 1644 metros. Esta nova conduta ficará apta a receber as águas residuais da freguesia da Silva e São Julião. Esta conduta ligará à rede de saneamento de São Pedro da Torre. Em breve a Câmara Municipal vai avançar com um novo ramal entre a EN13 e a Ponte Velha, em São Pedro da Torre, o que permitirá a ligação deste ramal à rede geral. A intervenção conta, ainda, com uma nova rede de águas pluviais, bem como novas condutas para a rede de água doméstica o que permitirá o reforço do abastecimento público à freguesia da Silva, bem como um novo sistema de iluminação pública.
Para Jorge Salgueiro Mendes “Esta era uma obra desejada há já muitos anos pelas populações da Silva e São Julião e proporcionará grandes benefícios nos acessos à estas freguesias, bem como aos espaços industriais e de armazenagem da Silva / São Pedro da Torre”.
Valença Com Maias Dá Compras Com Prémios
Valença lança a campanha “Compras com Maias”, na última semana de abril e primeira de maio, reafirmando a competitividade e atratividade do comércio e turismo da cidade e as vantagens de fazer compras no comércio tradicional de Valença.
Um cruzeiro no Rio Douro, uma noite na Pousada S. Teotónio e um jantar em Valença são os prémios que quem fizer compras, superiores a 10 euros, entre 25 de Abril e 5 de maio, nos estabelecimentos aderentes, se pode habilitar.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e enquadra-se na Festa das Maias e na Feira da Flor que vão engalanar Valença, na última semana de abril e primeira de maio, revivendo uma tradição ancestral e secular. As janelas, as montras comerciais, as varandas e as praças da cidade vão apresentar coroas, arcos e ramos floridos de Maias.
Durante 11 dias Valença vai proporcionar uma experiência única, a oportunidade de fazer compras de qualidade, a preços competitivos, numa cidade fortificada, candidata a Património da Humanidade e que apresentará, esses dias, a maior mostra de Maias de Portugal.
As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às principais ruas de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “As Compras Com Maias são um incentivo à dinamização do comércio e turismo e um forte atrativo para visitar Valença, comprar no comércio tradicional, saborear a gastronomia emblemática e pernoitar num dos nossos estabelecimentos hoteleiros. Valença vai apresentar, estes dias, um cartaz turístico único”.
Semáforos para Melhor Acesso à Escola e a Valença
A colocação de semáforos no cruzamento do Merendola, na parte norte de Valença, está a permitir entrar na cidade com mais segurança, sobretudo no acesso à zona escolar e desportiva.
A colocação dos semáforos está a facilitar a circulação e o escoamento do tráfego, em segurança, na estrada nacional 101 e nas ligações para Ganfei, Urgeira e Zona Escolar e Desportiva de Valença.
Esta obra esteve a cargo da Câmara Municipal e das Estradas de Portugal e pretendeu por fim a um dos pontos mais negros da sinistralidade no concelho.
A obra realizada no Km 1.3, da EN 101, já na freguesia de Ganfei, incluiu a colocação de semáforos, a construção de passeios e de um sistema de drenagem de águas pluviais.
Há sete anos à espera de uma solução para este ponto negro da sinistralidade da rede viária do concelho, Valença vê concretizada esta aspiração. Entre 1996 e 2011, no cruzamento do Merendola, ocorreram 25 acidentes, com 7 despistes, 17 colisões e 1 atropelamento.
Com esta intervenção melhorou-se a segurança no cruzamento do Merendola, principal acesso norte à zona escolar e desportiva de Valença, à Urgeira e a Ganfei.
A obra enquadrou-se num conjunto de intervenções que a Câmara Municipal tem vindo a promover no sentido de melhorar a segurança de quem circula na via pública e que merecem, ainda, referência a remarcação de passadeiras, nova e mais sinalética e que, em breve, avançará com a resolução do antigo problema da passagem de nível de Cristelo Côvo, com a colocação de barreiras eletrónicas.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Com esta obra ganha-se segurança e resolveu-se um problema há muitos anos reivindicado pelos habitantes da parte norte do concelho e promove-se a melhoria da segurança rodoviária e da circulação na EN 101”.