Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

ADA EM TEMPO DE BALANÇO E INAUGURAÇÃO.

A Associação Desportiva Afifense, faz o balanço de 2007 e as previsões para 2008, que são bem optimistas, até porque se vai concretizar um sonho que dura há décadas, Jorge Meira, presidente da ADA e director há mais de trinta anos, tem vivido de perto e sentido na pele todas as dificuldades e problemas que a associação tem superado no dia a dia, mesmo com o prejuízo da vida particular a que os cargos directivos das associações sem fins lucrativos sempre acarretam, mas com muita carolice sente-se satisfeito conjuntamente com a sua equipa directiva, por neste momento ocupar na pratica desportiva, cerca de duas centenas de atletas em varias modalidades. Assim acedeu em nos falar da associação que dirige, dando conta de todo o trabalho desenvolvido e a desenvolver em prol de um desporto saudável e sem vícios que se pretende incutir na juventude. A Associação Desportiva Afifense é o único clube do Minho a participar com todos os seus escalões, desde a formação aos seniores, em campeonatos Nacionais de andebol e com resultados muito positivos, para um clube onde o amadorismo ainda se faz sentir e se joga por amor á camisola sem ganhar dinheiro, apenas com a sandes e o sumo no final dos jogos.
AS MODALIDADES



As modalidades que englobam maior número de atletas são o andebol, seguindo-se o atletismo, o tiro com arco entre outras. Para o presidente, Jorge Meira e em termos de balanço desportivo, considera que o ano que agora findou é bem positivo, já que todas as equipas estão a disputar campeonatos Nacionais com resultados muito bons e o protocolo de colaboração assinado com a cooperativa de ensino Ancorensis, veio a dar um maior impulso na área da formação, o que no futuro irá certamente trazer ao de cima resultados de grande relevância. Realça que ainda nos últimos dias a equipa de juvenis participou no torneio internacional Lavadores de Vigo na Galiza, com magníficos resultados classificativos. No tocante aos seniores, Jorge Meira considera que a equipa não tem a classificação que todos desejariam, está a meio da tabela, longe da despromoção, mas também refere que neste campeonato estão as equipas da primeira e segunda divisão e até há equipas da primeiraque estão atrás do Afifense.
A segunda modalidade é o atletismo, onde diariamente os técnicos ministram treinos a dezenas de atletas em vários escalões, o tiro com arco de momento está com menor actividade, mas quando for possível utilizar o pavilhão, vai dar um salto grande, até porque há no clube valores já evidenciados.



OBJECTIVOS PARA 2008

Quanto aos objectivos para o ano que agora se inicia, passam pela manutenção da equipa sénior, o que praticamente está garantido,
Manter o protocolo com a Ancorensis e a partir da inauguração do pavilhão, pensar em outros voos mais altos, mas sempre com os pés bem assentes no chão, nunca fugindo ao amadorismo puro que é pratica da ADA. Considera ainda o presidente que com o pavilhão em funcionamento vai ser possível obter melhores resultados desportivos, uma vez que os podem ser ministrados mais treinos semanais, não só no andebol, como nas outras modalidades. Nos apoios Jorge Meira diz mesmo que só é possível sobreviver porque há amigos e empresas a colaborarem, bem como o pelouro do desporto da Câmara Vianense, porque só na modalidade de andebol a associação faz cerca de 15 jogos semanalmente em termos oficiais, com deslocações bem distantes, sem contudo contabilizar os treinos que são realizados em vários pavilhões dos Concelhos de Caminha e Viana do Castelo, pois neste caso a equipa anda sempre com a casa ás costas.



FINANCEIRAMENTE

Financeiramente o presidente da ADA, salienta que as coisas são difíceis de gerir, já que o clube não possui verbas, mas vão cumprindo as suas obrigações e vai valendo o apoio do pelouro do desporto da Câmara de Viana do Castelo, assim como de vários amigos do clube e empresas locais e tudo isto se consegue porque não há qualquer atleta que receba um só tostão. Há ainda o apoio de inúmeros Afifenses e empresas locais, bem como as quotas dos associados que agora passaram para 10 Euros anualmente. Jorge Meira lembra que outra das dificuldades é a dos transportes, já que é necessário transportar atletas para jogos e treinos diariamente, a associação tem duas carrinhas, mas tem que ser ainda os directores a transportar os atletas nos seus próprios carros. Agora arrancou com uma campanha de angariação de fundos com um sorteio, afim de conseguir verbas para a aquisição de uma carrinha. Esta acção está a decorrer em Afife e a população tem contribuído de maneira satisfatória.
ATLETISMO

A modalidade de atletismo conta com meia centena de atletas orientados pelo técnico consagrado Jaime Fernandes e Helena Cardoso, onde há atletas que tem conseguido resultados em termos Nacionais em varias disciplinas, assim como tem participado nas maiores provas tanto no País como na estrangeiro, desde os escalões de iniciados, até veteranos.


O PAVILHÃO
Jorge Meira, vê agora que se está a pouco mais de mês e meio de se fazer história em Afife com a inauguração do pavilhão David Meira Freitas, pelo qual lutou conjuntamente com outros Afifenses, desde a primeira hora e já lá vão perto de três décadas. Considera que a grande obra está em vias de conclusão final, sofreu um ligeiro atraso porque se chegou á conclusão que havia a necessidade deste equipamento ter ventilação e que não constava no projecto elaborado, o que se traduziu num aumento substancial do orçamento original para a obra.


Em termos da obra em si, refere que apenas faltam os arranjos exteriores que vão a adjudicação e avança já com a data da inauguração que vai ser o dia 30 de Março, que coincide com o dia em que o antigo presidente “David Freitas” que se fosse vivo, completaria 81 anos e será dado o seu nome ao pavilhão, por quem tanto lutou.
Presente para a inauguração, embora ainda não designado, vai estar um membro do governo, “até porque foi comparticipante da obra” alem das entidades oficiais da região. De momento está a ser constituída uma comissão para preparar a inauguração de 30 de Março. Quanto a esta obra que vai ser uma maior valia tanto para Afife, como para todos os desportistas, Jorge Meira adianta que já foram estabelecidos horários que diariamente vão ser utilizados pelos atletas para treinos que são das 17h30 ás 22h00, ficando outros horários disponíveis para outras utilizações desportivas. Há ainda vontade da direcção de montar um ginásio, onde s sócios possam fazer manutenção física. As equipas da ADA, só vão utilizar este novo equipamento após a inauguração e depois da sua homologação por parte da Federação de Andebol de Portugal.
Neste equipamento vai ainda funcionar a sede da ADA, que irá assim abandonar, o edifício da antiga estação dos comboios, terminando o protocolo então celebrado com a REFER, para a utilização daquele espaço.



Assembleia-geral

Para Fevereiro, vai ser realizada a assembleia geral ordinária e adianta o presidente que aí vai ser proposta uma direcção composta por mais recursos humanos, já que o elevado numero de equipas em competição requer maior numero de delegados e assim não haverá uma rotatividade maior no acompanhamento das equipas. O presidente Jorge Meira, apela a todos os jovens de Afife e localidades vizinhas que gostem de praticar desporto, que o podem fazer na ADA com todas as condições técnicas para a sua própria evolução, para tal só tem que se dirigirem ao clube.


Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub