Argela: Funcionários do Município finalizam trabalhos no Polidesportivo
Os trabalhos de beneficiação na área exterior do Polidesportivo de Argela estão praticamente finalizados. Os funcionários municipais procederam a arranjos no espaço, que dispõe agora de um parque de merendas, um parque infantil e melhores acessos. A inauguração do Polidesportivo decorre amanhã, pelas 21 horas.
Desde 2011 que os funcionários municipais têm procedido a arranjos exteriores no Polidesportivo de Argela. Numa primeira fase foram construídos muros de vedação e de proteção e foram instaladas as infraestruturas necessárias para uma boa utilização do espaço, tais como água, luz e gás.
Os acessos foram melhorados e procedeu-se à pavimentação dos mesmos. Posteriormente os funcionários limparam o local, plantaram árvores e calcetaram o caminho entre o cemitério e o parque de merendas, onde foram colocadas algumas mesas. Mais recentemente, foi colocado o parque infantil, equipamento recuperado pelos funcionários municipais, e o piso foi requalificado, nomeadamente ao nível dos acessos ao campo de jogos e nos locais onde se encontram as mesas para merendas.
Neste momento estão a ser finalizados os trabalhos, com o melhoramento do piso do parque infantil e da zona para estacionamento.
Mário Patrício, vereador com o pelouro das Obras Públicas, relembra que “os arranjos exteriores permitem que o espaço seja também utilizado por crianças e proporcionam um local de estacionamento alternativo”.
Município de Caminha promove Caminhos de São João d'Arga.
A Câmara Municipal de Caminha quer promover os Caminhos de São João d'Arga e preservar uma tradição de muitos anos: a romaria à serra. Para isso vai desenvolver trabalhos de limpeza e marcação dos caminhos, para que seja possível percorrê-los não só em tempo de romaria, mas durante todo o ano.
Os trabalhos já começaram. Nesta primeira fase está a ser feito um inventário dos antigos caminhos do romeiro e posteriormente o Município vai proceder à limpeza e marcação dos percursos. Serão também elaborados topoguias para orientar o acesso aos Caminhos de São João d'Arga e para dar a conhecer as tradições associadas aos caminhos dos romeiros.
Esta intervenção vai permitir não só preservar uma tradição com muitos anos, como promover os caminhos e desta forma atrair mais visitantes e peregrinos à Serra. Ao sinalizar os percursos qualquer um pode percorrê-los durante todo o ano. Este é mais esforço do Município de Caminha em promover o concelho como um destino de eleição para a prática de desportos ao ar livre.
romaria a São João d'Arga
Uma vez que os trabalhos ainda não estão finalizados, o Município este ano vai associar-se às Juntas de Freguesia de Dem e de Vila Praia de Âncora, que todos os anos organizam a subida ao Mosteiro e que têm desenvolvido um trabalho de promoção e preservação dos caminhos.
Em Vila Praia de Âncora, o ponto de encontro para o início do percurso é na Igreja Matriz às 7h30 da manhã. Para quem quiser associar-se aos romeiros de Dem, o Município disponibiliza transporte a partir de Caminha até ao ponto de partida. Os interessados devem contactar através dos números 258721708/914476461 ou pelo e-mail cisa@cm-caminha.pt. A partida de Caminha está prevista para as 15h junto ao edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A romaria de São João d'Arga começa amanhã e termina, na quinta-feira, dia 29. Esta é uma festa que atrai todos os anos milhares de peregrinos e visitantes à serra. Segundo reza a lenda, após a subida ao monte, os peregrinos e visitantes têm como tradição dar três voltas à capela, seguindo-se da entrega de duas esmolas: uma ao santo e outra ao diabo. E para além da fé, muitos sobem a serra para assistir e participar nos cantares ao desafio, ouvir as bandas musicais em despique e as concertinas e provar o bagaço com mel, néctar oficial da romaria.
Inaugurada segunda fase do Portinho de Vila Praia de Âncora .
Decorreu hoje, dia 26, a inauguração da requalificação do Portinho de Vila Praia de Âncora (2ª fase). A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. A festa continua com atuações de grupos do concelho e com um concerto de Quim Barreiros.
Depois do descerrar da placa e de uma visita pelo espaço do portinho, o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, sublinhou a importância do investimento executado em Vila Praia de Âncora, o qual se traduz em 5,7 milhões de euros, e desejou "a todos os que fazem do mar o seu gabinete de trabalho, que retirem o melhor usufruto da infraestrutura". Salientou ainda que "este portinho trará com certeza novas ambições", as quais devem ser refletidas com clareza e calma, para que as soluções sejam as melhores e as mais acertadas.
Júlia Paula Costa, presidente da Câmara Municipal de Caminha, enfatizou não apenas a obra do Portinho, mas toda a requalificação executada na zona ribeirinha: "foi devolvida a dignidade a Vila Praia de Âncora". Para além de lembrar a nova praia da Gelfa, em Âncora, o Parque Dr. Ramos Pereira e as ecovias, Júlia Paula Costa afirmou ainda que, em breve, através da Polis Litoral, toda a ligação da zona litoral através de ecovias vai ser concluída. Aproveitou também para anunciar que a Marginal de Caminha, neste mesmo âmbito, está em condições de avançar.
A autarca caminhense reconheceu a beleza e a importância da obra do Portinho de Vila Praia de Âncora, mas deixou o recado ao Secretário de Estado: "se no inverno os nossos pescadores não puderem sair para o mar com a segurança e a regularidade desejáveis, nada disto então fará sentido", aludindo para o problema do constante assoreamento da barra.
Joaquim Gonçalves, representante do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), entidade responsável pela obra do Portinho, agradeceu a paciência da comunidade piscatória durante os mais de dois anos de obras, mudanças e condições provisórias. "Tirem proveito deste porto e aumentem a vossa produtividade", pediu.
Manuel Marques, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, evidenciou todo o trabalho prévio à inauguração e a importância da obra porque "este é um povo exigente, reivindicativo e trabalhador". E acrescentou: "os pescadores são os responsáveis pelo sustento e pelo progresso desta freguesia".
De tarde, há arruada com os Grupos de Bombos de Dem e de Vila Praia de Âncora e atuações dos Grupos Folclóricos: Orfeão de Vila Praia de Âncora, Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Grupo de Danças e Cantares da SIRA, Grupo das Lavradeiras de Gondar (GARCEA) e Rancho Folclórico de Dem. À noite, a partir das 22h, há concerto de Quim Barreiros