FONTE DO GALINHEIRO RECUPERADA.
A junta de freguesia de Afife, procedeu à recuperação da fonte do Galinheiro, situada no lugar com o mesmo nome e que se encontrava em estado de degradação, especialmente na sua fachada, com algumas das letras dos poemas a desaparecerem.
A autarquia encomendou os trabalhos de recuperação ao estucador Afifense, Domingos Fontainhas, que recuperou assim o trabalho ali executado há muitos anos por outros artistas do estuque Afifense, tendo sido eles, A. M. B.S João e Pirilau.
Esta fonte tem algumas quadras dedicadas ao fado e ostenta um pequeno painel em azulejo na sua parte central, com a imagem de um fadista com a sua guitarra.
Pensasse que a origem de se retratar o fado em verso e em painel nesta fonte, terá tido a origem em Afifenses que tivessem estado a exercer a arte do estuque na capital e tivessem ficado rendidos ao fado e assim o quisessem retratar deste modo na sua terra.
Recorde-se que entre os artistas que executaram o trabalho da fonte, se encontra Lúcio Amorim, conhecido pelo Pirilau, que além de grande artista na arte do estuque, foi ainda um exímio ator e encenador de muitas peças teatrais que foram exibidas no palco do Casino Afifense.
Neste momento a fonte na sua estrutura, tem uma imagem diferente, que embora não tenha a utilização de outros tempos, mas é um marco importante na historia e no património cultural da freguesia