OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA PRIA DE AFIFE VÃO AVANÇAR ESTE ANO
A requalificação da praia de Afife, vai custar quase meio milhão de euros, segundo o concurso público desta empreitada, lançado pela sociedade Polis do Litoral Norte.
As intervenções a realizar estão previstas no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Caminha-Espinho, nomeadamente a criação de infraestruturas de apoio balnear, acessos viários e pedonais ou estacionamento, um restaurante e balnearios, o alargamento do parque de estacionamento.
Estas obras foram lançadas a concurso pela Polis do Litoral Norte por 476.725 euros e deverão estar concluídas 180 dias depois de adjudicadas,ou seja devem estar concluidas ainda antes do inicio da proxima epoca balnear.
Segundo a Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH-N), a duna da praia de Afife está "completamente limpa" desde junho, depois de concluída a demolição de um restaurante ali instalado ilegalmente.
Durante mais de um mês foram retiradas do local várias centenas de metros cúbicos de entulho, ficando o areal "disponível para acolher um novo equipamento de praia mais moderno e que cumpra o estabelecido no POOC Caminha-Espinho", acrescentou fonte da ARH-N.
O projeto de reabilitação para o local está a cargo da sociedade Polis Litoral Norte e prevê a criação de um apoio de praia em madeira, esplanada, balneários e sanitários públicos, além da construção de um posto de socorros e armazéns de apoio.
"Está ainda previsto o arranjo urbanístico da área envolvente, que contempla a criação de passadiços e de um parque estacionamento com capacidade para 200 lugares", explicou ainda a ARH-N.
O empreendimento entretanto demolido ocupava uma área com 1.200 metros quadrados e tinha sido encerrado em 2009, por falta de licenciamento. O proprietário chegou a ser notificado para proceder à "reabilitação" do espaço - que teria cerca de meio século de funcionamento e que chegou a ser salão de festas -, por ter sido construído e alargado numa zona de duna, o que nunca chegou a acontecer.
Após a conclusão da reabilitação do local, que prevê ainda o recuo das estruturas existentes e a recuperação da duna, a ARH-N abrirá um concurso público para instalação de um novo equipamento de apoio de praia na mesma área, na próxima época balnear.
Neste momento o espaço do antigo bar da praia, serve para ginastica e volei, utilizafo pelos utentes da praia