.
Em Caminha, já está a funcionar o novo polo da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF). O espaço acolhe 60 alunos e até ao final do ano vai colocar em prática as iniciativas “Música para todos” e “Música para bebés”.
O edifício onde funcionou a sede do Centro Juvenil de Caminha e o Jardim de Infância foi recuperado pelos funcionários do Município de forma a poder acolher este novo polo, que conta até ao momento com 60 alunos inscritos.
Na Academia as crianças podem aprender vários instrumentos desde teclas, passando pelo sopro até à percussão. Assim, piano, violino, violoncelo, contrabaixo, trompeta, trombone ou acordeão, são algumas das escolhas.
Para além do instrumento, estes alunos têm outras disciplinas que são fundamentais para a aprendizagem da música.
Como explica Eugénia Moura, os alunos são incentivados a ter o seu próprio instrumento para que possam “praticar e estudar em casa”. No entanto, a academia pode “ceder ou alugar instrumentos aos alunos que têm dificuldades económicas”, explica a diretora da AMFF.
No caso das crianças interessadas em inscrever-se na iniciação podem fazê-lo ainda durante o primeiro período, ou seja, até dezembro. Já os alunos mais velhos, que frequentam o 2º ou 3º ciclo do ensino básico têm de efetuar a inscrição em maio do ano anterior àquele em que querem ingressar, uma vez que estão sujeitos à realização das provas escrita, oral e instrumental para admissão na academia.
Até ao final deste ano, o novo polo vai ainda receber duas novas iniciativas: “Música para todos”, dirigida a crianças dos 3 aos 5 anos, e “Música para bebés”.
O alargamento da Academia de Música Fernandes Fão a Caminha é, nas palavras de Eugénia Moura, “bastante importante”. “Entendemos que num país que precisa tanto de aumentar o nível de literacia musical, temos de melhorar as condições pera o ensino da música”, explica a diretora. Para além desta há ainda uma outra vantagem: “para muitos encarregados de educação era complicado, pelas várias deslocações que tinham de fazer durante a semana. Para muitos era quase impossível dar esse apoio às crianças”, explica a diretora. “Assim, a população de Caminha tem as mesmas possibilidades da de Vila Praia de Âncora”.
Para efetuar a inscrição, os interessados têm de se deslocar a um dos polos da Academia de Música Fernandes Fão.
.
sábado, dia 19, o Teatro Valadares vai ser palco do Concerto de Outono, protagonizado pelo Grupo Coral do Orfeão de Vila Praia de Âncora, pelas 21h30. O grupo, composto por quase 40 elementos, vai interpretar peças de nomes bem conhecidos como Verdi ou Zeca Afonso.
Concerto de Outono é um espetáculo com um programa variado. Ao todo são 20 peças que compõe o alinhamento e vão desde a música clássica à popular, acompanhadas pelo piano. Composições de nomes como Verdi, Francisco Lopes Graça e Zeca Afonso vão ser ouvidas, no Teatro Valadares.
Os bilhetes têm o custo de 3 euros e estão à venda no próprio dia do espetáculo a partir das 20h30. A bilheteira reverte a favor do Orfeão de Vila Praia de Âncora.
Recorde-se que no dia 26 de outubro o Teatro Valadares recebe a peça “As duas Gatas”, interpretada pelo Grupo de Teatro “O Cais” de Seixas. Está também a decorrer até ao final do mês o Ciclo de Cinema Português Para os Menos Jovens. Todos os domingos, às 15h são exibidos clássicos do cinema português das décadas de 30 e 40.