FRIGORIFICO ATIRADO AO RIO, FOI NA CHEIA PARA A PRAIA.
Embora não pareça ser verdade nos tempos que correm, mas é um facto que ainda há pessoas que desconhecem que em Afife e outras freguesias, há locai próprios para se poder depositar todo o tipo de lixos, sejam eles domésticos ou pesados.
Agora o que não queiram fazer do rio de Afife um local para onde se pode atirar tudo o que as pessoas não querem, inclusive lixos mais pesados.
Mas a história é simples e fácil de contar, alguém na freguesia de Afife se desfez de um frigorífico, certamente este, ou outro ainda lhe retiraram o motor e vai daí, o resto foi atirado para o rio.
Acontece que as cheias destes últimos dias se encarregaram de levar a carcaça para o mar e por ali vai andando ao sabor das marés, ora mais para norte, ora mais para sul.
A culpa é de quem? É certamente da pessoa que se desfez dele em local desadequado e até pode ter acontecido que outro o possa ter levado para retirar o motor, pois este é pesado e ainda dá para vender na sucata. Depois o resto, porque é volumoso e não tem grande interesse, atira-se para um qualquer local que menos de nas vistas.
Estas situações, só punidas com pesadas coimas sempre que a infração é detetada ou denunciada, já que se trata de um atentado ao ambiente, mas por outro lado a camara de Viana e com o intuito de evitar estas e outras situações idênticas, vem fazer a recolha de todo o tipo de lixo mais pesado à casa das pessoas, sem qualquer custo.
Por isso mesmo, apenas estas situações se justificam, pela mentalidade de algumas pessoas que ainda não compreenderam que com apenas um simples telefonema para a camara, ou mesmo para a junta de freguesia, evitavam que estas situações se verifiquem em Afife.
Mas outras situações no género acontecem mesmo na face da estrada Pedro homem de Mello, já que alguém que reside à face desta via, vem depositando os sacos do lixo no rio de Afife, junto da ponte, quando tem o contentor do lixo um pouco a norte da sua residência, mas não se fica por aqui, já que os restos de cortes de vegetação e arvores, atira para terrenos particulares, na face poente da referida estrada, como em ambos os casos se pode comprovar no local.
Sobre esta e outras situações, iremos noticiar proximamente.
.