CHUVA E CHEIAS; MAS SEM ESTRAGOS:
Foi uma semana que muitos apelidaram de Inverno à moda antiga, isto porque em outros anos não tem sido habitual chover tanto em outubro.
Na madrugada da passada terça-feira, o caudal do rio subiu a níveis poucas vezes visto, já que a partir da Fatria as marcas são claras da água ter passado pelas margens.
Na foz do rio também se fizeram sentir os efeitos da cheia, já que a força da água, fez desaparecer uma parte da duna, que desde que o rio mudou a sua foz, tem esta vindo a desaparecer aceleradamente.
Estas cheias, causaram algumas situações em que houve caminhos transformados em rios, como o do Cruzeiro, o de Linhares e mesmo a estrada Pedro Homem de Mello, mas quanto a estragos, nada de especial se verificou.
Também o facto de as cheias terem ocorrido na madrugada, terá de certa maneira evitado alguns transtornos.
Para os trabalhadores da junta, estes tiveram trabalho acrescido, em limpezas e desobstruções de sarjetas e regos de escoamento das águas.
Agora e porque as pessoas não procedem como deviam nas limpezas dos regos e espaços confinantes, espera-se que numa outra situação idêntica que venha a acontecer, até porque vamos para o Inverno, a situação não venha a ter repercuções diferentes, com enchurradas, em que as aguas não tenham o seu normal encaminhamento
.