Caminha é o local onde o norte passa o ano. A magia e o calor humano de milhares de pessoas que se reúnem numa só praça à espera das doze badaladas do sino da Torre do Relógio fazem a diferença, numa noite que se quer especial e memorável.
Os encontros são inevitáveis. A passagem de ano em Caminha é conhecida pelos abraços: são rostos que revemos, são famílias inteiras reunidas, são grupos de amigos que viajam até cá para celebrar. A alegria e a união são ingredientes tradicionais e essenciais.
A música, este ano protagonizada pelo Paulo Baixinho e amigos, vai ajudar a temperar a noite, a partir das 22h30, e as baixas temperaturas não se vão fazer sentir. Caminha, afinal de contas, reúne os festejos de milhares de pessoas que, com classe e requinte, fazem jus à velha máxima de "quem tem brio, não tem frio".
Ainda assim, a escolha do outfit é sua. Caminha não diferencia, pelo contrário, dá opções para todos os gostos. Exemplo disso é a Rua Direita que oferece um leque variado de estabelecimentos onde poderá festejar noite dentro.
A Câmara Municipal de Caminha e o Movimento de Empresários de Caminha juntaram esforços para que 2014 seja recebido da melhor forma. As boas vindas ao novo ano são, por isso, incondicionalmente passadas em Caminha, com a companhia de um formidável espetáculo de pirotecnia a cargo da empresa Ivo Shows.
A quem é de fora, a restauração e a hotelaria do concelho estão de braços abertos para o receber. O espírito hospitaleiro minhoto não dececiona nunca e as iguarias da região são as ideais para esta ocasião que se impõe que seja incrível e distinta.
A circulação e o estacionamento automóvel vão sofrer alterações
Para que a festa decorra em segurança e para que o centro de Caminha esteja totalmente disponível para os milhares de foliões, avisa-se que o estacionamento e o trânsito no Largo Dr. Luís Fetal Carneiro e na Rua Condestável Nuno Álvares Pereira vão estar condicionados a partir das 9 horas no dia 31. Também a rua de São João e a Praça Conselheiro Silva Torres vão sofrer cortes de trânsito e proibição de estacionamento a partir das 12 horas do dia 31.
A situação volta à normalidade a partir das 9 horas do dia 1 de janeiro de 2014. A Câmara Municipal de Caminha agradece a compreensão de todos e sublinha que as alterações são para benefício da segurança de todos e para garantia do sucesso da melhor festa de passagem de ano do norte do país.
Os 40 melhores nadadores infantis que competem pelos clubes filiados na Associação de Natação do Minho, Associação Regional de Natação do Nordeste e Associação de Natação do Norte de Portugal vão estar amanhã, dia 28, nas Piscinas Municipais - Vila Praia de Âncora. Trata-se do 1º Estágio Inter-Regional de Capacitação Técnica de Infantis 2013-2014, organizado pela Associação de Natação do Minho em parceria com a Câmara Municipal de Caminha.
Este é o primeiro estágio da época, de uma série de três que se vão realizar até julho do próximo ano, e conta com a presença de atletas de toda a região norte litoral e interior, nomeadamente distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.
Desta forma, os 40 melhores nadadores infantis pertencentes à Associação de Natação do Minho, Associação Regional de Natação do Nordeste e Associação de Natação do Norte de Portugal vão durante todo o dia realizar testes para avaliar a sua condição física e técnica e vão ter, entre outros, um momento de treino conjunto de forma a promover a partilha de experiências de ritmo de preparação. Os trabalhos começam pelas 9h30 e terminam às 18 horas.
Da Associação de Natação do Minho estão selecionados 12 atletas, sendo que destes, dois pertencem à Empresa Municipal de Barcelos, sete ao Sporting Clube de Braga e três ao Viana Natação Clube.
Recorde-se que os estágios de capacitação técnica para o escalão etário de infantis são promovidos pela Federação Portuguesa de Natação e têm uma estrutura funcional inter-regional. O 2º Estágio será organizado pela Associação Regional de Natação do Nordeste e o 3º e último pela Associação de Natação do Norte de Portugal, ambos em 2014.