30 anos de AJHLAM - Homenagem aos Fundadores
Almoço de Natal de Jornalistas
Foi num dos mais renomados e típicos restaurantes de Viana do Castelo que os “jornalistas e homens de letras do Alto Minho” se reuniram para um repasto, no passado sábado, dia 21 de Dezembro, que teve por fim assinalar a quadra natalícia.
O “almoço-convívio de Natal”, seguiu-se à concentração dos convivas na sede da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho (AJHLAM), Casa de João Velho, no final da manhã, onde estava agendada uma homenagem aos sócios fundadores, levada a cabo em momento algo emocionante, quando o presidente desta associação de gente da comunicação e das letras, Alexandre Marta, leu um texto onde, para além de recordar um pouco da história da AJHLAM, mencionou os nomes de todos aqueles estiveram na realização da escritura pública acontecida no segundo cartório notarial de Viana do Castelo, na sua grande maioria já falecidos, os quais “continuarão a ser recordados”.
Presente nesta pequena cerimónia, esteve o jornalista Abílio Faria, um dos últimos sobreviventes daquela plêiade de personalidades que formou o corpo original desta prestimosa associação, que se veio a tornar “de utilidade pública” e que formou, através de cursos de jornalismo, muitos dos actuais profissionais do jornalismo escrito e falado de Viana do Castelo e do Alto Minho.
Posteriormente, os associados presentes e alguns convidados seguiram para um almoço-convívio de Natal, onde reforçaram os seus laços nas suas mútuas companhias recordando as histórias antigas e as aventuras do presente. E porque o Natal não é Natal sem presentes, a meio da tarde foi feito um sorteio de prendas natalícias trazidas pelos convivas que acabaram distribuídas por todos.
Recorde-se que a homenagem levada a cabo na sede da AJHLAM assim como este convívio, inserem-se no programa de aniversário dos 30 anos de existência da AJHLAM, fundada no dia 16 de Março de 1983