MARESIA, DEIXA MARCAS NO CORDÃO DUNAR DE AFIFE.
As maresias das passadas, terça e quarta feira deixaram marcas no cordão dunar de Afife, dado que a força das aguas galgou as dunas, retirando destas, grande quantidades de areia e reduzindo a sua frente.
A zna mais atingida, voltou a ser a duna do Porto, onde as vagas que terão atingido os sete metros reduziram a frente da duna, já que a força do mar galgou as mesmas. Em alturas de mares vivas e mar alteroso, tem sido habitual esta duna ser atingida e reduzida, com o arrastar das areias para o mar.
Outra das areas onde igualmente se registaramdanos na duna, foi precisamente a área da foz do rio, onde desapareceu parte significativa da duna, já que aqui existe um areal extenso e que possibilita o aceleramento das aguas rio acima.
Duna do Porto,terá já recuado mais de 30 metros,em outros tantos anos
Neste local, a força das aguas, já fez desaparecer uma duna extensa, que fazia proteção entre o rio e o mar, o que originou a que o rio viesse a mudar a sua foz, passando assim desaguar diretamente, em vez de fazer o desvio para norte, que todos sempre assim conheceram.
Recordamos que estas maresia agora registadas, não ocorreram em alturas de mares vivas,porque se assim acontecesse, certamente que os danos seriam outros.