EM AFIFE HÁ LOCAIS ONDE SE DEPOSITA O LIXO, QUE MAIS PARECEM LIXEIRAS.
Certamente que o problema do lixo, é agora uma dor de cabeça acrescida parta a junta de freguesia, pois as pessoas não utilizam da melhor maneira os contentores, mesmo depois de todos os apelos que a autarquia fez.
Acontece que com a colocação destes novos contentores, e porque para ser feita a recolha, os contentores tem que estar à face dos caminhos, os serviços municipalizados em alguns locais, tiveram que que reposicionaram estes, especialmente aqueles que se encontravam com proteção ou em alguns pontos mais recuados.
Ora só por si esta situação, já fez com que as pessoas que se dirigiam aos locais habituais e não encontraram ali os contentores, nem sequer se deram ao trabalho de andar mais 15 ou 20 metros, para a nova localização dos contentores e vai daí deixam o lixo no local onde ninguém o vai recolher, ou seja no local onde estavam os antigos contentores.
Há destes locais na freguesia, que são autênticas lixeiras, onde terá que ser a junta a fazer a limpeza desses sítios, mas também tem acontecido que a limpeza é feita e logo dali a um ou dois dias a situação repete-se.
Outra situação verificou-se nos moloks do Largo 25 de Abril junto da Casa do Povo, onde este domingo o local transformou-se numa autêntica lixeira, com lixo espalhado em redor do molok, quando este ainda tinha capacidade para armazenar tudo aquilo.
Mas foram as pessoas que não se deram ao trabalho de depositar o lixo devidamente dentro do molok.
A situação verifica-se em praticamente todos os locais da freguesia onde há contentores ou moloks e depois tem que ser a autarquia a ser obrigada a remover o lixo, o que é uma despesa que obriga a congelar outros trabalhos até programados.
Acontece que se as pessoas continuarem a utilizar da pior maneira estes, ou outros contentores, nunca vamos ter a freguesia limpa, mas vamos certamente ter estas exposições degradantes e por vezes mal cheirosas, em muitos locais da freguesia.