FOLCLORE DE AFIFE, REALIZOU CONVIVIO DE NATAL.
O Grupo de Folclore de Danças e Cantares de Afife, realizou o seu habitual convívio de Natal, com um jantar convívio, realizado na sua sede e que reuniu uma grande parte dos seus componentes. O convívio contou com a animação musical dos seus músicos, que mostraram os seus dotes no manejar das concertinas.
Os cantares ao desafio, fizeram parte da festa, onde se destacou o tocador de concertina e grande cantador de improviso, o Jorge Cacheno, que mesmo sozinho, cantou quadras de improviso a cada um dos elementos do grupo.
Neste momento e porque se trata da altura baixa para os grupos de folclore, o grupo não para e já está a preparar uma tradição que normalmente realiza nesta altura do ano, que é o cantar das janeiras, em que o grupo vai sair à rua nos primeiros dias de janeiro, para manter a tradição e desejar um bom ano.
Esta tradição em Afife em tempos, era o de cantar os Reis, o que acontecia só na altura de véspera dos Reis e tinha a curiosidade de as quadras para a música, serem sempre feitas por um poeta da freguesia, durante muitos anos, foi Manuel Neiva, grande ator e encenador Afifense, que com grande jeito para a escrita, era sempre com muito gosto que escrevia as letras.
Ultimamente o cantar dos Reis havia caído no esquecimento e foi o grupo de folclore de Afife que avançou com o cantar das janeiras, tradição que se tem mantido viva na freguesia ao longo dos tempos.