TRAJES DE AFIFE, ABRIRAM O CORTEJO DA MORDOMIA.
Foram os trajes de Afife que voltaram a abrir o cortejo da mordomia das festas de Viana, muito embora a representação Afifense tivesse sido reduzida, uma vez que foram seis as lavradeiras que estiveram presentes.
Afife participou com os seus fatos vermelhos e um de azul e até mereceram destaque por parte das televisões presentes. O cortejo este ano obedeceu a uma inscrição previa daquelas que queriam participar, onde era necessário a entrega de uma foto da pessoas devidamente trajada e isso até contribuiu, para que pelo menos um elemento do grupo de folclore de Afife não tivesse participado, precisamente por não ter conseguido em tempo útil a tal foto. Este ano também não tivemos a participação do grupo de folclore de Afife, onde haviam alguns Afifenses nas bancadas da avenida à espera para verem passar o grupo como habitualmente acontece, só que ficaram defraudados porque o folclore de Afife não esteve presente no desfile nem se exibiu no palco, a falte de elementos pode ter sido a causa provável.
De realçar que Afife sempre esteve presente neste ponto da festa e este ano marcou presença, onde três Afifenses devidamente trajadas, subiram ao salão nobre da camara, durante a receção e aos cumprimentos à comissão de festas e entidades, tendo Afife ocupado os primeiros lugares. No salão nobre da autarquia Vianense, Francisco Sampaio o presidente da festa no uso da palavra, teceu considerações as mordomas e deixou bem claro que sem a sua participação, aquele numero da festa não poderia ser realizado. Em termos de balanço final, a participação Afifense até foi positiva e não passou despercebida as televisões, que tal como Cláudio Bastos referenciou, o traje de Afife distingue-se pelo mais simples e original de todos os trajes à Vianesa, só que esta imagem que passa e tem passado ao longo dos anos, não tem sido aproveitada em termos etnográficos.