Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

 

Fim de Semana Gastronómico destaca Robalo Escalado do Mar da Ínsua
 
 
 
--------------------------------------------------------------
A partir desta sexta feira , Caminha promove o certame Fim de Semana Gastronómico, uma iniciativa que junta a gastronomia, a cultura e o desporto náutico. Esta edição apresenta à mesa dos 33 restaurantes aderentes uma das iguarias da gastronomia local: o “Robalo Escalado do Mar da Ínsua” e o “leite creme queimado”. 
Esta iniciativa visa promover o concelho e todas as suas potencialidades, com destaque para a gastronomia local, os restaurantes e unidades de alojamento locais aderentes, bem como atrair cada vez mais visitantes ao concelho de Caminha, tornando-o numa referência gastronómica, cultural, desportiva, turística, etc.
De 27 de fevereiro a 1 de março, os 33 restaurantes aderentes vão destacar nos seus cardápios o “Robalo Escalado do Mar da Ínsua” e o “leite creme queimado”, iguarias gastronómicas do concelho de Caminha, e vão oferecer um desconto de 10% no valor do prato e da sobremesa do jantar de sexta-feira. As unidades de alojamento também se quiseram juntar ao certame e vão oferecer um desconto de 15% aos visitantes, mediante disponibilidade, nas noites de sexta-feira e sábado.
A gastronomia rica e diversificada é uma das potencialidades concelho. Mesmo assim, o Município ultimou um programa de animação cultural e desportiva para complementar a oferta turística. 
Assim, amanhã, dia 27, pelas 21h45, os cinéfilos podem assistir ao filme “Frankenstein Júnior, de Mel Brooks, 1974, EUA, no auditório do Museu Municipal de Caminha. 
Nos dias 28 de fevereiro e 1 de março, o desporto náutico está em destaque, com a promoção de passeios em kayak no Rio Coura e passeios em stand up paddle no Rio Âncora. Ainda no âmbito da prática desportiva, os visitantes podem usufruir gratuitamente de bicicletas, que se encontrarão junto à Torre do relógio em Caminha, entre as 10h00 e as 17h00. Estas atividades desportivas são da responsabilidade da MinhAventura. 
No dia 28, às 22h30, a Igreja Matriz de Caminha vai acolher um concerto protagonizado pela Capella Duriensis, "embaixadora" internacional da música sacra portuguesa, no âmbito da iniciativa Sons do Centenário, que está a ser levada a cabo pela Crédito Agrícola – Caixa do Noroeste no Alto Minho. 
O Fim de Semana Gastronómico é organizado pelo Município de Caminha no âmbito da iniciativa Fins de Semana Gastronómicos promovido pelo Turismo do Porto E Norte de Portugal.
------------------------------------------------------------
Obra de saneamento está em fase de conclusãoMiguel Alves levou boas notícias à freguesia de Vile. A obra de saneamento está a chegar ao fim e a Rua da Tapada vai ser intervencionada “em semanas”, realçou ontem o presidente da Câmara. Além das boas novas, o autarca realçou também o empenhamento, a abertura permanente e a disponibilidade do executivo para ouvir as questões dos vilenses, de modo a que “as coisas corram melhor”.
Vile acolheu ontem ao fim da tarde a reunião pública descentralizada do executivo caminhense. Os vilenses estiveram em bom número na sessão pública para ouvir e dialogar com o executivo Caminhense sobre as questões que dizem respeito à sua freguesia. 
A primeira ronda destas reuniões está quase a terminar. Faltam apenas duas freguesias: Âncora e Caminha/Vilarelho. E é importante destacar a taxa de adesão destas reuniões descentralizadas em todas as freguesias, o que traduz a importância que estas reuniões têm para as populações, que deixam o aconchego dos lares para interpelarem e ouvirem as explicações dos autarcas. 
José Luís da Fonte Lima, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu publicamente o apoio que a Câmara Municipal tem prestado à freguesia em várias áreas, no que respeita às obras de saneamento, às famílias carenciadas, à associação de Vile, à limpeza de ruas e jardins, entre outros. Sobre este apoio, Miguel Alves disse: “a Câmara Municipal tem tentado uma relação muito estreita com o executivo da Junta de Freguesia, não conseguimos acompanhar todos os anseios, mas fazemos um grande esforço. Foi um ano difícil para Vile, fomos resolvendo alguns problemas”.
A reunião contou com três intervenções, cujos assuntos visados foram: a Rua da Tapada, a empreitada de saneamento e a antiga escola primária da freguesia. De resto, estas são também as preocupações principais do presidente da junta de freguesia.
Miguel Alves sossegou os vilenses ao assegurar que a empreitada de saneamento está na fase final: “de acordo com o projeto, faltam as estações elevatórias. Estamos à espera do documento do empreiteiro para fazer o contrato com a EDP para que as estações possam funcionar e a população possa fazer a respetiva ligação”.
Sobre a intervenção na Rua da Tapada, quer o presidente, quer o técnico responsável pela obra realçaram a vontade do presidente da Junta de Freguesia em valorizar a via, ou seja, em colocar outro piso que não o contratualizado na empreitada. Miguel Alves quer resolver o problema da Rua da Tapada e assegurou que a Câmara e a Junta de Freguesia vão encontrar a solução financeira para que a obra possa arrancar “dentro de semanas”.
A valorização de S. Pedro de Varais foi outro dos assuntos focados pelo autarca da freguesia. Miguel Alves considera que este património do concelho não tem sido potenciado e que é necessário criar um evento de prestígio capaz de atrair públicos diferentes ao local.
---------------------------------------------------------------
O concerto “O Violino de Auschwitz” foi canceladoFoi cancelado o concerto “O Violino de Auschwitz”, com Maurizio Padovan, que ia decorrer no dia 27 de fevereiro, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha.
O cancelamento aconteceu por motivos alheios ao Município.
A Câmara de Caminha lamenta o incómodo e solicita a melhor compreensão.
 
 ----------------------------------------------------------------------
Academia de Música Fernandes Fão retomou a atividadeOs cerca de 600 alunos que frequentam os vários polos da Academia de Música Fernandes Fão já retomaram as aulas. Despois de um interregno, a Academia de Música retomou ontem a atividade letiva. Miguel Alves visitou o Polo da Academia em Caminha e desejou que a situação não se repita. “Para o Município de Caminha ontem foi um dia de dupla satisfação. A satisfação maior é porque este regresso da atividade da Academia Fernandes Fão representa também a atividade de centenas de crianças do nosso concelho, de jovens do nosso concelho, que aqui aprendem a tocar um instrumento, que aqui se envolvem nas atividades culturais e ajudam a projetar o nosso concelho para outro patamar, para um patamar de uma vivência cultural mais forte e, portanto, uma forma de nos afirmarmos também no contexto do nosso território. Mas essa dupla satisfação advém do facto desta Academia, ser uma academia com sede no nosso concelho, em Vila Praia de Âncora, com um polo em Caminha”, sublinhou o presidente.
A visita decorreu durante a tarde de ontem, dia 19, e foi acompanha por Fernando Segadães, presidente da direção da Academia de Música Fernandes Fão. O autarca e o presidente da instituição cumprimentaram os alunos e professores. 
No passado dia 2 de fevereiro, a Academia de Música Fernandes Fão (AMFF) decidiu suspender as atividades letivas em virtude das dificuldades financeiras sentidas pela não transferência de verba, por parte do Programa Operacional Potencial Humano, relativamente ao projeto educativo que corresponde aos anos de 2014/2015.
Sobre o reinício da atividade da Academia, Fernando Segadães realçou: “retomamos as aulas, uma vez que o POPH aprovou a candidatura. Vamos aguardar que nos paguem os 15% do adiantamento, em princípio para a semana. É de louvar o esforço dos professores que foram sensíveis a estes acontecimentos e resolveram antecipar o reinício das aulas”. 
Sobre esta matéria, Miguel Alves acrescentou: “é importante que os estados, neste caso o Estado Português, consiga perceber e materializar o apoio que deve dar à cultura e é importante que tenha percebido durante estes dias em que a atividade da escola suspendeu que este movimento, esta forma de trabalharmos em conjunto é fundamental para termos um território mais rico e uma comunidade mais forte”.
Também o presidente da Câmara enalteceu o papel dos professores, pais, alunos, funcionários e dirigentes da Academia: “quero manifestar o meu agradecimento a todos os professores, aos pais, aos alunos, aos funcionários e aos dirigentes da Academia Fernandes Fão que souberam manter uma postura irrepreensível nesta matéria, aguentaram durante meses o que outros não aguentariam em prol da cultura, em prol da instituição”, e acrescentou “agora começam a resolver-se as situações: os nossos jovens regressam à escola e estamos por isso em condições de retomarmos o trabalho que quer o Município, quer a Academia vêm fazendo de valorização da nossa comunidade e de projeção da cultura da nossa terra. É para isso que estamos a trabalhar e é por isso que estamos muito satisfeitos”.
Recorda-se que o Executivo aprovou no passado dia 4 de fevereiro, por unanimidade, uma moção apresentada por Miguel Alves de apoio e solidariedade com a Academia de Música Fernandes Fão, que se viu forçada a suspender a sua atividade devido à não transferência de verba, por parte do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), relativamente ao projeto educativo correspondente a 2014 e 2015

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub