Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





caminha

por afifenoticias, em 29.03.14

 

 

 

Abril...Livros 1000" vai marcar o mês de abril no concelho de Caminha. Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se realizam a 2 e a 23 de abril, o Município agendou um conjunto de iniciativas para todas as idades, desde o bebé ao idoso, que visam a promoção do livro e da leitura.

Abril é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O Dia Mundial do Livro Infantil é comemorado desde o dia 2 de abril de 1967. Foi nesse dia que nasceu Hans Christian Andersen (1805-1875), consagrado escritor dinamarquês, autor dos mais conhecidos contos infantis. E, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é assinalado desde 1996 e por decisão da UNESCO a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.

O Município também vai comemorar essas duas efemérides com várias iniciativas que visam encorajar os Munícipes, de todas as idades e estratos sociais, a descobrirem o gosto pela leitura através das mais variadas formas.

"Conto desde o berço", "Enquanto espera leia!", "Conto com lembranças", "Sabe quem ouve", "Um livro por uma rosa" e cinema são algumas das propostas que o "Abril...Livros 1000" vão oferecer.

"Conto desde o berço" é a iniciativa que vai marcar o dia 2 de abril, o Dia Mundial do Livro Infantil. Esta atividade vai decorrer nas unidades de saúde familiar de Caminha e Vila Praia de Âncora e consiste na oferta dos primeiros estojos de livros infantis aos bebés de Caminha nas consultas de saúde infantil. O objetivo é estimular as crianças, precocemente, para a leitura.

"Enquanto espera leia" é uma das iniciativas que o "Abril ...Livros 1000" proporciona. Na verdade, durante o mês de abril, nas salas de espera dos serviços públicos do concelho de Caminha os munícipes encontrarão caixas com lotes de livros com temas diversificados, para todos os segmentos de público. As caixas estarão devidamente assinaladas com a designação da atividade e com o modo de utilização dos livros. 

"Conto com lembranças" é outra das atividades que vai decorrer nos dias 14 e 22 de abril, nos Centros de Dia, e que se dirige para os mais idosos.

No dia 21 de abril, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Caminha vai decorrer a iniciativa "Sabem quem ouve" com a apresentação do livro "Lembro-me" de João Pedro Messeder. No livro "o autor remete-nos para um exercício de memória. A memória de alguém que, em 25 de Abril de 1974, tinha acabado de fazer 18 anos. Dirige-se, desta forma, a um público já nascido e crescido num país onde as liberdades democráticas são uma realidade - cada vez mais ameaçadas, é certo, apesar de duramente conquistadas pela luta do povo ao longo de quarenta e oito anos de ditadura salazarista e machista".

À semelhança de outros países do mundo, também em Caminha no dia 23 de abril se troca um livro por uma rosa. Assim, no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor nas bibliotecas do concelho troca-se um livro por uma rosa. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Nos dias 23 e 24 de abril há cinema no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. "Anónimo", do realizador Roland Emmerich, é o filme em exibição. No dia 23, às 10 horas, decorre uma sessão para os alunos do ensino secundário do Agrupamento Sidónio Pais e, no dia 24 de abril, às 14 horas, decorre mais uma sessão para os alunos do ensino secundário da Ancorensis, Cooperativa de Ensino.

Na sinopse deste filme lê-se "Passado na cena política da Inglaterra de Elizabeth, "Anónimo" especula acerca de uma questão que tem intrigado durante séculos académicos e mentes brilhantes, como Mark Twain, Charles Dickens, e Sigmund Freud: quem realmente criou o trabalho creditado a William Shakespeare? Especialistas têm debatido, livros têm sido escritos e estudiosos têm dedicado as suas vidas para proteger ou desmentir teorias em torno da autoria das obras mais conhecidas da literatura Inglesa. "Anónimo" revela uma possível resposta, com foco num tempo de intrigas políticas, romances ilícitos na Realeza, e esquemas de nobres gananciosos sedentos pelo poder do trono, trazidos à vida no mais improvável dos lugares: o palco de Londres-.

 

Comitiva das seleções nacionais Júnior e Sénior de ginástica recebida nos Paços do Concelho

A comitiva das seleções nacionais - júnior e sénior - de Ginástica (Trampolins) foi recebida esta tarde no Salão Nobre da Câmara Municipal de Caminha pelo presidente da Câmara. "Este é um momento grande. Temos aqui os melhores de Portugal, da Europa e do mundo. E nós temos condições para vos receber", disse Miguel Alves.

Até ao dia 2 de abril, o Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha volta a "servir" os melhores atletas nacionais, e que representam o país nas maiores competições internacionais. Assim, nesses dias o Pavilhão vai servir de palco ao estágio da seleção júnior e da seleção sénior de Ginástica (Trampolins). Este estágio tem como objetivo a preparação para o 24º Campeonato da Europa de Trampolins, que vai decorrer na cidade de Guimarães de 7 a 14 de abril.

Na receção de boas vindas à equipa, Miguel Alves salientou que Caminha é um concelho que gosta de receber e gosta de ter campeões por perto "daqui partem sempre muitas venturas em direção ao sucesso". O presidente da Câmara ainda expressou a vontade de que Caminha possa contribuir para o sucesso dos atletas no Campeonato da Europa que vai decorrer dentro de alguns dias em Guimarães: "Espero que Caminha possa contribuir para vocês saírem vitoriosos".

O selecionador nacional, Carlos Matias salientou a forma como a comitiva está a ser recebida "obrigado pela amabilidade de nos receberem aqui no Salão Nobre e da forma nobre como nos acolhem. Ainda agora chegamos e já nos sentimos em casa. Obrigado pelas condições que nos criaram".

José Airoso, diretor técnico nacional, agradeceu também o facto do Município proporcionar a realização deste estágio

Recorda-se que os treinos das seleções nacionais estão a decorrer até ao dia 2 de abril no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha.

 

Miguel Alves destacou potencial de Lanhelas na reunião de câmara descentralizada

A Casa da Banda em Lanhelas acolheu ontem, ao final da tarde, a terceira reunião de Câmara descentralizada. Plano Diretor Municipal (PDM), Ecovia, Zona Industrial, intervenções em vários caminhos da freguesia, iluminação pública, trânsito, sinalização, Centro de Interpretação Arqueológico e questões de âmbito social, foram algumas das temáticas que estiveram na ordem do dia e que estão a preocupar os lanhelenses. Esta sessão pública contou com a inscrição de treze pessoas.

Os lanhelenses interrogaram diretamente o presidente da Câmara e restante executivo. “Nós cá estamos. E estamos da melhor forma que sabemos estar. Estamos preparados para dar resposta aos vossos anseios, para que Lanhelas tenha um brilho ainda mais especial”, foi a mensagem deixada por Miguel Alves ao povo de Lanhelas. À semelhança do que aconteceu nas anteriores, também este ato público juntou o presidente da Câmara e restante executivo, a presidente e elementos da Junta de Freguesia de Lanhelas e todos aqueles que quiseram assistir e dar o seu contributo nesta nova forma de atuação da gestão camarária.

Miguel Alves explicou o significado e a importância que estas reuniões têm: “são reuniões como as que se realizam nos Paços do Concelho, mas acontecem nas freguesias com o objetivo de ouvir os anseios das populações, que nos dão conta das suas preocupações. São momentos importantes para ouvirmos as pessoas sobre determinados assuntos, que muitas vezes desconhecemos e não estão nas nossas agendas”.

Se por um lado, estas reuniões são importantes para executivo ouvir as populações, por outro, são também importantes “para darmos esclarecimentos e explicações sobre algumas matérias, bem como para ouvirmos as vossas críticas e para sermos avaliados”, disse o presidente.

Também Josefina Covinha, autarca de Lanhelas, salientou que estas reuniões nas freguesias são importantes para fomentar o diálogo e para aumentar a proximidade com os munícipes: “desejo que o debate possa ser profícuo e esclarecedor, tanto para a população como para a Câmara Municipal”.

Sobre o ponto da situação do PDM, Guilherme Lagido, vereador da Câmara Municipal de Caminha, explicou que o processo já iniciado estava “encalhado” em todos os lados. Contudo, para que o processo não atrasasse ainda mais, este executivo optou por retomar o que já existia com o objetivo de não se voltar à estaca zero. “O processo está longe do fim, mas nestes cinco meses já muito trabalho foi feito”, disse.

Outra das questões colocada foi a pequena Zona Industrial, ao que Guilherme Lagido respondeu “no PDM está prevista uma zona industrial em Lanhelas que liga os dois polos já existentes”.

As intervenções nos caminhos e ruas foram as questões mais focadas nas reuniões e são das que mais preocupam as populações. Também em Lanhelas, Miguel Alves salientou que, efetivamente, há muito para fazer em todas as freguesias: “o executivo tem que encontrar soluções. Mas não pode ser só para Lanhelas. Temos que pensar numa intervenção global e tomar opções para resolver os problemas mais urgentes e ainda temos que ver as questões orçamentais”. O presidente acrescentou: “as obras vão ser realizadas. Vamos fazer um plano que contemplará Lanhelas. Vamos tomar opções de acordo com o orçamento que tivermos e em articulação com as juntas de freguesia”.

Sobre a ecovia, tanto o vereador Rui Teixeira, como o presidente da Câmara salientaram que a candidatura ainda se encontra em fase de avaliação.

Miguel Alves, acerca do Centro de Interpretação Arqueológico, sublinhou que é necessário olhar para a riqueza arqueológica que existe no concelho: “é uma questão de elementar justiça para a população de Lanhelas que este equipamento possa ser instalado e que pode beneficiar Lanhelas, mas que beneficia em muito o concelho e os concelhos limítrofes”.

Para Miguel Alves, Lanhelas é uma freguesia com um grande potencial e importante para o concelho: “Lanhelas tem um grande potencial: a sua ligação ao rio, a banda de música que é das mais antigas de Portugal e, mais do que a banda de música, a escola de música que quer perpetuar o nome geração após geração, que quer fazer crescer as nossas crianças, transforma o concelho, dá-lhe um toque especial. O nosso concelho não seria o mesmo sem Lanhelas. Lanhelas traz uma componente de arte e cultura e sobretudo de música que é importante sublinhar.

 

Câmara Municipal de Caminha, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e as Juntas de Freguesia e IPSS protocoladas promovem ATL Férias da Páscoa 2014

Já estão abertas as inscrições para o ATL Férias da Páscoa 2014. O ATL dirige-se às crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais. Ateliê de artes plásticas, expressão dramática, workshops, cinema e pedagogia ambiental, são as atividades que as crianças do concelho vão poder usufruir.

De 7 a 17 de abril, isto é, no período que corresponde à pausa letiva das férias da Páscoa, a Câmara Municipal de Caminha, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais e as Juntas de Freguesia e IPSS protocoladas vão promover o ATL Férias da Páscoa 2014. Este Plano inclui um conjunto de atividades que serão co dinamizadas pelo CLDS+ Caminha do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Encarnação.

Este plano foi pensado com o objetivo de proporcionar momentos divertidos e diferentes do dia a dia às crianças, bem como contribuir para o desenvolvimento de competências em diferentes áreas através de um conjunto diversificado de atividades, tais como: ateliê de artes plásticas, expressão dramática, workshops, cinema e pedagogia ambiental.

Promover o desenvolvimento da personalidade da criança através de atividades socioeducativas; criar componentes educativas que permitam a criação de atividades e desenvolver as suas capacidades de forma orientada; proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva e física e, ainda criar mecanismos para o estabelecimento de uma ligação estreita entre ATL, família, escola e comunidade, são os objetivos deste ATL Férias da Páscoa 2014.

O ATL Férias da Páscoa 2014 dirige-se às crianças do ensino Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais em diferentes núcleos de funcionamento, das 8 horas às 18h30. É de salientar que no caso das crianças do Pré-escolar a comparticipação é a aplicada durante o ano letivo. No caso dos alunos do 1º ciclo, para os meninos com Escalão A a comparticipação diária é de 2,5 euros/dia; com Escalão B é de 4 euros/dia e para os meninos sem Escalão é de 6 euros/dia.

Recorda-se que as inscrições podem efetuar-se nos Estabelecimentos de Ensino do Agrupamento Sidónio Pais ou através do email: geral@cm-caminha.pt até ao dia 1 de abril.

 

 

 

Maior Mesa de Páscoa do País

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:59



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2007
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D



Favoritos