A Câmara Municipal de Caminha vai disponibilizar transporte de ida e volta para o espetáculo da Sónia Araújo que se realiza este domingo, dia 1 de junho, às 15 horas, no Parque Dr. Ramos Pereira em Vila Praia de Âncora. O transporte e o espetáculo são gratuitos. O objetivo é dar a oportunidade a todas as famílias de assistirem ao concerto.Assim, a partir das 12 horas, estão previstos vários circuitos que incluem todas as freguesias do concelho. Os interessados devem estar nos locais indicados à hora marcada. O regresso também está assegurado. A partir das 17 horas, os autocarros encontrar-se-ão no parque de estacionamento do lado sul do Parque Dr. Ramos Pereira e farão os mesmos percursos.
O roteiro e horário a praticar é o seguinte:
1.º Ronda/Trajeto:
-12:10 h, Dem no centro da freguesia-12:20 h, Gondar no Centro Cultural-12:30 h, Orbacém na Junta de Freguesia-12:40 h, Soutelo na Igreja-12:50 h, Riba de Âncora junto à igreja-13:00 h Vile junto à quinta do cruzeiro-13:10 h Parque Ramos Pereira V.P. Ancora
2.º Ronda/Trajeto
-13:20 h, Vilar de Mouros no Centro Cultural-13:30 h, Lanhelas antiga oficina do Anhas-13:40 h, Seixas Largo de S. Bento-13:50 h, Caminha junto Pastelaria Virgem de Fátima-14:00 h, Cristelo junto à junta de freguesia-14:10 h, Moledo largo da estação comboios-14:20 h, Parque Ramos Pereira V. P. Ancora
3.º Ronda/Trajeto
-14:30 h, Dem no centro da freguesia-14:40 h, Gondar no Centro Cultural-14:50 h, Orbacém na Junta de Freguesia-15:00 h, Soutelo na Igreja;-15:10 h, Riba de Âncora junto à igreja-15:20 h Vile junto à quinta do cruzeiro-15:30 h Parque Ramos Pereira V.P. Ancora
Mini Autocarro
1.º Ronda/trajeto-13:15 h, Argela junto à junta de freguesia-13:25 h, Venade, largo da Igreja-13:35 h, Azevedo, Junto à junta de freguesia-13:45 h, Vilarelho, junto à oficina da Goalauto-13:55 h, Parque Ramos Pereira V.P. Ancora
2.º Ronda/Trajeto
-14:10 h, Vilar de Mouros no Centro Cultural-14:20 h, Lanhelas, antiga oficina do Anhas-14:30 h, Seixas, Largo de S. Bento-14: 40 h, Caminha, junto Pastelaria Virgem de Fátima-14:50 h, Cristelo, junto à junta de freguesia-15:00 h, Moledo, largo da estação comboios-15:10 h, Parque Ramos Pereira V. P. Ancora
--------------------------------------------
Com a chegada de temperaturas mais agradáveis prolongam-se os dias secos, por isso, são necessários cuidados redobrados na hora de fazer uma queima de sobrantes agrícolas ou florestais, ou por outras palavras, na hora de fazer fogueiras. Na verdade, o Período Critico para 2014 já se encontra legalmente definido – de 1 de julho a 20 de setembro – durante o qual é proibido o uso do fogo. Desta forma, o município de Caminha faz um apelo a todos para que adotem determinados cuidados na utilização do fogo, a fim de prevenir os incêndios florestais.
É de salientar também que fora do Período Crítico as queimas de sobrantes agrícolas ou florestais só podem ser realizadas desde que o Risco de Incêndio Florestal não seja muito elevado ou máximo. Aquando da realização destas fogueiras devem ser tidas em atenção as seguintes medidas de segurança:
- Informar-se previamente qual o índice de Risco de Incêndio Florestal;
- Informar o 117 quando e onde vai iniciar a queima e seguir o mesmo procedimento assim que terminar;
- Realizar a queima preferencialmente durante o período da manhã;
- Escolher um dia húmido e sem vento;
- A queima deve ser realizada o mais afastada possível de outra vegetação e dos espaços florestais;
- Realizar uma faixa de segurança à volta do local da queima, limpa de vegetação e com solo mineral à vista;
- Acumular pouca vegetação de cada vez, para que o fogo não seja muito intenso;
- Assegurar no local água e as ferramentas necessárias para apagar totalmente a queima e assim evitar reacendimentos;
- Nunca abandonar a queima enquanto esta decorre;
- Abandonar o local da queima após verificar que não existe a possibilidade de reacendimentos e assegurar que a terra se encontra fria.
- Em caso de dúvida contatar o 117 ou o Gabinete Técnico Florestal do Município
Não deve ser ainda esquecida a proteção das edificações. Para tal, é necessário garantir a gestão dos combustíveis numa faixa de 50 m à volta da edificação, para assim garantir uma maior segurança dos bens em caso de incêndio florestal. Esta é também uma forma de apoiar os combatentes na luta contra os incêndios.
Em caso de dúvida ou necessidade de exposição de alguma situação, o munícipe deve informe-se junto do Município de Caminha ou da GNR.
-----------------------------------------------------------------
À semelhança de campanhas anteriores, a Câmara Municipal de Caminha vai apoiar a campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome, que se realiza este fim de semana (dias 31 de maio e 1 de junho), nos estabelecimentos comerciais do concelho.
A campanha consiste na recolha de alimentos nos estabelecimentos comerciais do concelho de Caminha e tem como objetivo mobilizar a sociedade a ajudar quem mais precisa. Assim, nas portas dos estabelecimentos comerciais estarão voluntários devidamente identificados a convidar a população a doar alimentos, nomeadamente, leite, atum e salsichas, azeite e óleo, açúcar, farinha, massas, arroz, entre outros, a quem mais precisa.
Durante o fim-de-semana, cerca de 40.800 voluntários vão marcar presença em quase 2.000 estabelecimentos comerciais de todo o país, convidando à participação na campanha.
Mais uma vez, gostaríamos de poder contar com a sua indispensável colaboração, para continuarmos a nossa missão de distribuir "a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas que a título voluntário se associam a esta causa".
O resultado será distribuído localmente a pessoas com carências económicas, por intermédio de Instituições de Solidariedade Social, previamente selecionadas e acompanhadas ao longo do ano.
É de salientar ainda que até dia 8 de junho, será também possível contribuir na campanha "Ajuda Vale", cujo lema é "uma ajuda que não pesa mas vale". Aderir é fácil, basta pedir um vale com um código de barras específico para os produtos para o Banco Alimentar nas caixas dos supermercados.
A par da campanha de recolha de alimentos em supermercados, o Banco Alimentar disponibiliza ainda uma plataforma eletrónica em www.alimentestaideia.net para doação de alimentos
--------------------------------------
O município de Caminha vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, com um percurso interpretativo, que decorre no sábado, dia 7 de junho, pelas 14h30, na Serra d’Arga. O objetivo é dar a conhecer aos participantes as zonas húmidas desta serra, nomeadamente as áreas de charnecas e turfeiras, importantes habitas daquele sítio, que é de importância comunitária. A participação é gratuita, sendo que a inscrição é obrigatória e o número de participantes limitado.
Durante o percurso interpretativo “Zonas húmidas da Serra d’Arga”, os participantes vão, sempre acompanhados por um biólogo especialista, ficar a conhecer as características destes habitats bem como a sua importância para a preservação das várias espécies de fauna e flora, algumas delas raras e com distribuição reduzida em Portugal. As áreas de charnecas e turfeiras são alguns dos espaços a explorar.
A inscrição deve ser efetuada através do endereço eletrónico cisa@cm-caminha.pt ou dos contactos telefónicos: 258 721 708 e 914 476 461. Recorde-se que a participação é gratuita e que o número de inscritos é limitado. A atividade deve terminar pelas 17h30.
-----------------------------------------------
Devido às obras de “Saneamento da Zona Sul de Vila Praia de Âncora, Vile e Riba de Âncora” vai proceder-se ao corte/desvio de trânsito na Rua Padre Lima (aqueduto), em Vila Praia de Âncora, entre as 8 e as 17 horas dos dias úteis. Prevê-se que a normalidade da circulação seja reposta no dia 13 de junho.
O encerramento da via ao trânsito automóvel decorre da impossibilidade de executar os trabalhos e garantir, em simultâneo, a circulação automóvel com as condições mínimas de segurança exigíveis. De salientar ainda que os moradores terão o acesso garantido.
Até dia 13 de junho, a circulação automóvel está proibida entre as 8 e as 17 horas dos dias úteis.
Pelos incómodos e transtornos causados, o Município de Caminha lamenta e solicita a melhor compreensão