Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

Plano Gerontológico do Concelho dá os primeiros passos A Câmara Municipal de Caminha já iniciou o processo de recolha de dados das pessoas com 65 anos ou mais com residência no concelho de Caminha. O objetivo é elaborar o Plano Gerontológico Concelhio. Até dia 20 de junho, a recolha de dados está a ser feita em Venade, a seguir os técnicos da autarquia percorrerão Azevedo e em julho Vila Praia de Âncora.

Questões relacionadas com o envelhecimento da população e com a sua qualidade de vida são assuntos que estão na ordem do dia do executivo camarário e que motivaram a elaboração do estudo sobre as caraterísticas das pessoas com 65 anos ou mais a viver no domicílio, ou seja, traçar um diagnóstico sobre os idosos em situação de isolamento no concelho.

Nesta fase, está a ser feita a recolha de dados das pessoas com 65 anos ou mais nas freguesias, ou seja, um técnico da autarquia está a percorrer as freguesias do concelho, com o objetivo de conversar com a população alvo. Este trabalho começou na freguesia de Venade. De 23 a 27 de junho vai decorrer em Azevedo e no mês de julho em Vila Praia de Âncora.

É de realçar ainda que os presidentes das juntas de freguesia e os párocos têm sido parceiros fundamentais na proximidade com as populações.

Este é um trabalho que está a ser realizado pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Escola Superior de Viana do Castelo.

O Plano Gerontológico Concelhio insere-se no Eixo IV - Envelhecimento, do Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016 que a Rede Social de Caminha está a elaborar e cujos objetivos são: diminuir o isolamento físico e social dos idosos e promover práticas de envelhecimento ativo. Também vai permitir que as instituições sociais possam preparar candidaturas a quadros.

 

 Moledo acolhe próxima reunião pública descentralizada Moledo vai acolher a próxima reunião pública descentralizada do executivo caminhense. No dia 25 de junho, às 18h30, Miguel Alves e o restante executivo caminhense estarão no Edifício da Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo para ouvirem as respetivas populações.

Além de favorecerem a proximidade junto da população, as sessões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que as pessoas têm à disposição para comunicar diretamente com os decisores políticos do concelho. Para Miguel Alves estas reuniões são importantes na medida em que permitem "estar com as pessoas, compreender de forma mais clara e direta as preocupações e desafios das populações".

Recorda-se que estas reuniões públicas apresentam como único ponto da ordem de trabalhos a audição dos munícipes. Assim, os moledenses e cristelenses que queiram intervir deverão proceder à sua inscrição, com uma antecedência mínima de 48 horas na Câmara Municipal, através do telefone 258 710 300 ou do email anabela.monteiro@cm-caminha.pt. Ainda o podem fazer na Junta de Freguesia de Moledo e Cristelo. É de realçar que, no momento da inscrição, deverão indicar o contacto telefónico e o assunto a tratar. Será dada prioridade aos assuntos relacionados com as freguesias em questão e de interesse coletivo e/ou público.

Segundo os Censos 2011, a freguesia de Cristelo conta com 244 residentes. Aqui, a população dedica-se à agricultura e pecuária, turismo de habitação e hotelaria e construção civil. A tradição festiva da freguesia é o S. Tiago que se realiza no dia 25 de julho. Cristelo tem como valores patrimoniais e pontos de interesse turístico a Igreja Paroquial, a Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Senhora das Areias), o Cruzeiro do Senhor do Pereiro, a Ilha e monumento da Senhora da Ínsua, a Mata e praia do Camarido e o Monte de Cristelo.

Moledo conta com 1322 residentes. A população dedica-se à agricultura e pecuária, construção civil, turismo, recolha de sargaço e comércio. Como tradições festivas esta freguesia apresenta a Senhora ao Pé da Cruz, (1º domingo de agosto), a Festa do Senhor (último domingo de setembro) e S. Sebastião (20 de janeiro). Como valores patrimoniais e pontos de interesse turístico, Moledo tem a Capela da Senhora ao Pé da Cruz, a Capela de Santo Isidoro, a Capela de Santa Ana, o Cruzeiro e Igreja Paroquial, a Praia de Moledo, o Pinhal do Camarido, o Monte do Sino de Mouros e o Monte de Crastro.

 

 Corte de trânsito nas ruas da chão e da presa a partir de segunda-feiraA partir de segunda-feira, dia 23 de junho, a Câmara Municipal de Caminha vai proceder ao corte/desvio de trânsito nas Ruas da Chão e da Presa, em Vila Praia de Âncora. Este procedimento deve-se às obras de "Saneamento da Zona Sul de Vila Praia de Âncora, Vile e Riba de Âncora" que estão a decorrer. Prevê-se que a normalidade da circulação seja reposta no dia 12 de julho.

O trânsito automóvel será encerrado nas duas ruas, entre as duas extremidades da zona de obra. É de realçar que durante a execução dos trabalhos na Rua da Chão, o trânsito automóvel será realizado pelo desvio alternativo, isto é, pela Rua da Presa e vice-versa.

Estes cortes/desvios decorrem da impossibilidade de executar os trabalhos e garantir, em simultâneo, a circulação automóvel com as condições mínimas de segurança exigíveis. De salientar que o condicionamento automóvel decorre durantes os dias úteis e os moradores terão sempre o acesso garantido.

Pelos incómodos e transtornos causados, o Município de Caminha lamenta e solicita a melhor compreensão.

 

Festa do Mar e da Sardinha de 25 a 29 de junhoDe 25 a 29 de junho, a Festa do Mar e da Sardinha vai concentrar todas as atenções em Vila Praia de Âncora. Produtos do mar, gastronomia, animação e exposições dão o mote a esta edição.

A organização está a ultimar os preparativos para que esta edição ultrapasse as expetativas. Para tal, esta edição conta com algumas novidades nomeadamente na área da gastronomia: as conservas e a cozinha gourmet. A feira do livro é outra das novidades. A animação também está garantida durante os cinco dias, com destaque para a atuação do grupo Sons do Minho no dia 27.

A Festa do Mar e da Sardinha aposta nas fortes ligações que o concelho tem, desde sempre, com o mar. Para tal, o Município pretende valorizar o potencial turístico do património marítimo, com enfoque nas atividades, serviços e produtos ligados ao mar.

Neste sentido, a grande atração do certame é a mostra gastronómica, onde os apreciadores de produtos do mar poderão degustar as mais diversas iguarias, com destaque para a Sardinha e para as conservas. Provas de vinho e showcookings são algumas das propostas da animação relacionadas com a gastronomia.

No campo dos produtos do mar, o visitante vai poder contar com a apresentação gastronómica dos produtos do mar e da sardinha, com venda de produtos e serviços associados ao mar e artesanato de mar.

As exposições são outras das atrações desta edição. Na zona envolvente ao Portinho estarão patentes várias exposições: Na sede da Associação de Pescadores, no Campo do Castelo, poderá ser visitada a mostra "As raízes da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora" e no Forte da Lagarteira a exposição "Embarcações Tradicionais e instrumentos de pesca".

A feira do livro é outra das atrações e das novidades do certame. Para além dos serviços e produtos ligados ao mar, o visitante pode adquirir as mais variadas publicações relacionadas com o mar e outras temáticas.

Com destaque para a gastronomia, o cartaz de a animação também promete. Durante os cinco dias, pelo palco da Festa do Mar e da Sardinha vão passar os Sons do Minho, os Metacarpus, os Alpaca, o Grupo de Danças e Cantares Genuínos da Serra d'Arga, a Academia de Música Fernandes Fão, a Associação Vira a Bombar, o Grupo de Bombos S. Gonçalo de Dem, o Grupo de Bombos de Gondar, o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora, o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Etnográfico de Vila Praia de Âncora, Cantares Tradicionais da SIRA, Grupo Juvenil de Dem e Cantares Tradicionais de Orbacém. Além da música, o visitante ainda pode experimentar gratuitamente o batismo em Kayak no Rio Âncora, a cargo da Minhaventura

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub