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Contratualização da Eletrificação da Linha do Minho assinada em Viana do Castelo.

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A  Estação Ferroviária de Viana do Castelo recebeu  a cerimónia de contratualização da empreitada de Eletrificação da Linha do Minho, no troço Nine – Viana do Castelo, que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. No seu discurso, o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, considerou o dia “histórico para Viana do Castelo, para o Alto Minho e para a euro-região”.

Integrada no Plano de Investimentos Ferroviários 2020 aprovado pelo Governo, a empreitada de eletrificação do troço com 43,6 quilómetros entre Nine e Viana do Castelo, no valor de cerca de 16 milhões de euros, será executada no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho que a Infraestruturas de Portugal está a implementar e cuja primeira obra no terreno - a empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões - arrancou no final de junho.

A empreitada contempla igualmente a construção de Estações técnicas em Midões e Barroselas para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, a alteração de layout das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo e o rebaixamento da via sob algumas Passagens Superiores existentes e a impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia. Ao longo do troço a intervencionar será realizado o alteamento e prolongamento de plataformas de acesso nas Estações e apeadeiros, com vista à adequação e melhoria das condições de exploração e de prestação do serviço ferroviário.

Ontem foram assinados também os Autos de Inicio dos Trabalhos para as Empreitadas de Conceção/Construção da Subestação de Tração de Vila Fria, com um valor de 3,7 milhões de euros, e de Conceção, Construção e Manutenção do Sistema de Sinalização do troço Nine/ Valença, no valor de 8,8 milhões de euros.

No seu discurso, o autarca de Viana do Castelo lembrou todo o processo, assumindo que “o dia assume uma importância histórica e um simbolismo muito grande para Viana do Castelo, para o Alto Minho e para a euro-região Norte de Portugal – Galiza”. Isto porque, em 2011, a CP anunciou que pretendia encerrar a ligação entre Valença e Vigo a partir do dia 10 de julho desse ano e, na altura, por iniciava do Presidente da Câmara, autarcas e empresários da região norte em uníssono condenaram e o fim desta ligação.

Uma reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, várias reuniões com membros do governo português, governo regional da Galiza, governo de Espanha, Embaixadores, Comissão Europeia que resultaram em compromissos traduzidos nas conclusões em duas Cimeiras Ibéricas e uma reunião realizada em Viana do Castelo, da qual resultou uma declaração apelando para a “ Modernização da Ligação Ferroviária Internacional Porto / Vigo, para potenciar a euro-região Norte de Portugal – Galiza” surtiram os efeitos desejados com a assinatura do contrato.

José Maria Costa concluiu: “Passados 60 anos do início da eletrificação do Caminho-de-ferro em Portugal, Viana do Castelo terá a oportunidade de ter um comboio elétrico ao serviço da sua população, da economia e do turismo”.

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