DIA 9, É FEITA UMA HOMENAGEM AO POETA DE CABANAS.
O Casino Afifense, é palco de mais uma ação evocativa do poeta de Cabanas, Pedro Homem de Mello, que vai contar com poesia, com António Neiva, Júlio Cardoso e José Escaleira, fados com Jorge Nande e Ana Ferreira, assim como o grupo de folclore de Afife, a apresentação está a cargo de Sergio Mesquita.
Esta ação está inserida nos 34º aniversario da morte do poeta, que morreu a 5 de Março de 1984 e veio a sepultar no dia de Carnaval em Afife, onde por vontade própria, em campa rasa. A câmara de Viana do Castelo, tem realizado em Afife algumas evocações, ou em Setembro, por altura do seu aniversario de nascimento, ou em Março pelo aniversario do seu desaparecimento. O poeta estava de certa maneira esquecido e valeu algumas ações que tiveram a iniciativa da autarquia Vianense e que levaram à constituição da Tertúlia Homem de Mello, que na altura, conseguiram tempos de antena em televisão e rádios, o que veio a reavivar o então esquecido poeta de Cabanas. A junta de freguesia deu o seu nome à mais longa artéria de Afife e a câmara de Viana, atribuiu o nome do poeta a uma artéria da cidade, como reconhecimento daquilo que ele fez pelo concelho.
Assim fica o convite lançado, para que todos possam estar presentes no dia 9 e participar nesta homenagem que se pretende prestar a Pedro Homem de Mello.