MASTRO DE SANTO ANTÓNIO, PARTIDO HÁ ALGUNS ANOS.
Nesta foto antiga do Afifense Carlos Amorim, podemos ver o mastro antigo, bem mais alto que o ultimo que ali fora colocado.
O mastro do Monte de Santo António, desde que foi derrubado, por um temporal há cerca de quatro anos, não mais veio a ser recuperado, no entanto como em 2019 se vai realizar a festa de Santo António e Santa Cristina, tudo aponta para que o mastro venha a ser recuperado. Este mastro, substituiu um outro bem mais alto que havia vindo de uma quinta de Sintra e que havia sido colocado no monte, depois das obras que requalificaram o Monte, em que o Afifense Tomas Pinto foi o grande benemérito destas obras. O mastro tinha varias funções e fazia parte do quotidiano das gentes desta área, pois com a sua seta, servia para que as pessoas se inteirassem do lado que soprava o vento e servia também para a colocação da bandeira, em altura da festa. Por volta dos anos 60 e quando a corda que prendia a bandeira rebentou, a comissão de festas dava um escudo, a quem subisse ao mastro, para então colocar uma nova corda e havia sempre um ou outro que depois de varias tentativas, lá conseguia levar a moeda.
Este era o mastro, que partiu com o temporal, nesta altura a festa coincidiu com o campeonato do mundo de futebol e a comissão resolveu colocar as duas bandeiras.
Esta imagem, mostra o que ficou do mastro e é assim que se verifica no local.