FOI MAIS UMA MARESIA.
Foi mais uma maresia que se fez sentir e de novo deixou marcas na área litoral, com novas movimentações de areias a ser verificadas. Quase que toda a totalidade do areal da freguesia e estamos a galar de uma frente de três quilómetros,voltou a ficar coberta pela agua,onde as ondas galgaram as dunas. Na parte mais a norte o mar retirou a areia que existia na Carrasqueira, ficando toda aquela área coberta de seixos. Mais a sul, na área da Ínsua foi reposta área.
As setas a vermelho indicam o nível em que se encontram as cordas, que estão na extremidade dos postes, que se encontravam 80 centímetros, acima no então nível da areia em Maio passado.
Outro dos locais onde se fez sentir a colocação de areia,foi precisamente no espaço em frente onde se situava o antigo e já demolido bar da praia, aqui foi reposta areia que quase que cobriu os postes que sustentam uma corda,que delimita uma área deproteção e que havia sido colocada antes da abertura da ultima época balnear. Aqui, mas só na sua parte mais chegada as pedras deproteção, terá a areia subido em cerca de 80 centímetros, tal como também se verificou junto do acesso do passadiço numa área bem mais a norte. No entanto o mar comeu a duna a norte do restaurante ali existente e removeu algumas das pedras,que fazemproteção aquela estrutura. O caso mais preocupante, aconteceu a meio dopraial, onde a força do mar galgou a duna ,retirou grande quantidade de areia e deixou aquele local com um acentuado declive..Pode-se no entanto referenciar que esta nem sequer foi uma maré viva forte, até porque a ondulação nem sequer passou alem dos 3 metros e a agitação do mar era a anormal. Agora certamente que a partir daqui, as próximas mares vivas podem ser mais fortes, porque até Março vão acontecer muitas e normalmente as dejaneiro efevereiro é que costumam ser piores, porque as condições climatéricas costumam nessas alturas contribuir para a agitação marítima.