MEIA MARATONA MANUELA MACHADO E CAMINHADA, LEVOU A VIANA MAIS DE 6 MIL. AFIFE ESTE ANO ESTEVE REPRESENTADA PELO SERAFIM SILVA NA MEIA E JUSTINO E PEDRO LAGE,ENTRE OUTROS NA CAMINHADA
Viana do Castelo viveu no passado domingo mais um momento alto do desporto nacional, com a realização da terceira meia maratona Manuela Machado, com uma enorme afluência de atletas, com a presença de mais de 700 atletas galegos, que se fizeram acompanhar por muitos apoiantes e familiares, que participaram na caminhada.
Viana não está de certa maneira preparada para este tipo de provas, até porque esta é para já, só a terceira meia maratona a nível nacional, que mais atletas comporta à partida.
Quando dizemos que Viana não está preparada para esta prova, referimo-nos à afluência de público, especialmente na cidade. Que deveria apoiar toda esta realização. Temos registado alguns apoiantes em santa Marta, até porque a passagem da prova coincide com o finalizar da Missa Dominical e as pessoas ficam pelo Largo e até apoiam os atletas, tal como em Cardielos, fora estas situações, o numero de publico é sempre muito reduzido e por vezes as pessoas até não se dão conta desta realização e pouco informados, até inventam problemas nas vias que ficam cortadas ao transito.
Estamos à vontade para falar deste caso, porque passamos pela grande parte das meias maratonas de Portugal e Galiza e é com certa magoa que deparamos que Viana é a localidade onde as pessoas menos saem à rua para apoiar os atletas.
Um pouco por todo o lado vimos apenas os apoiantes que os atletas traziam consigo e o grande número de Galegos que vieram apoiar os seus atletas.
Quanto aos atletas de Afife, a sua participação foi reduzida em relação a anos anteriores, mas o motivo prendeu-se com lesões que assim e pela primeira vez impediram a participação de atletas.
No entanto a freguesia ficou bem representada pelo Serafim Passos Silva, que se prepara sempre para a prova e assim conseguiu mais um bom tempo e foi o fiel representante da freguesia.
Este é um atleta mais virado para o ciclismo de montanha, mas que sempre vai participando na meia.
A caminhada, também teve a representação Afifense, com o Justino Meira e o antigo atleta do Afifense Pedro Lage. Que participaram, conjuntamente com outros Afifenses, embora não tenhamos registado a sua chegada, uma vez que acompanhamos a meia maratona.
O Afife Digital e a Radio Afifense estiveram na cobertura desta enorme realização, ouvimos todos os intervenientes mais destacados e só ouvimos elogios a toda esta organização e um dos credenciados atletas Galegos dizia-nos que só era pena Viana só ter esta meia maratona, porque se tivesse mais duas ou três com esta organização,estria sempre presente para a partida.
Começou por ouvir a Manuela Machado, que estava feliz pelo resultado positivo desta realização e prometeu novidades para a 17ª edição.
Para o autarca Vianense a prova foi um êxito, tal como as anteriores edições, realçou a vertente solidária,em que a inscrição da caminhada este ano reverteu a favor da Cruz Vermelha de Viana,receita que superou muito os mil euros,realçou que para o ano e porque muitos atletas tiveram que ficar de fora, a prova será aberta a 4 ou 5 mil atletas, pois vão ser criadas condições para tal.
Rui Sousa o ciclista Vianense que mais se destacou na ultima volta a Portugal, foi aquele a quem foi atribuído o numero 1 da prova, no final considerou que foi a festa do desporto em Viana e teve elogios a toda a organização.
O grande vencedor da prova, estava satisfeito e considerou uma excelente prova, com bom percurso e organização, onde diz nada ter faltado.
Para o segundo classificado, elogiou toda a organização e apelidou de excelente a prova.
-
Para o terceiro Classificado que igualmente teceu elogios a toda a organização, estava duplamente satisfeito, porque Conseguiu sempre quartos e quintos lugares na prova e este ano o terceiro é muito bom.
Em femininos a grande vencedora foi a Dulce Félix, a consagrada atleta portuguesa, considerou já não ser novidade a boa organização da prova, já que diz, que a Manuela Machado não deixa escapar um só pormenor, considerou que foi uma corrida rápida e com grande qualidade,por tal estava satisfeita
-