MOVIMENTO ASSOCIATIVO DE AFIFE.
.
Abriu portas a quinta edição do Movimento Associativo de Afife, onde marcaram presença na cerimonia de abertura os presidentes das associações envolvidas, no entanto a abertura foi feita com o grupo dos triqulitraques de Afife, em que Luís São João levou os mais novos, precisamente os alunos da escola, a quem tem vindo a ensinar a manejar este instrumento característico de Afife. Na sessão oficial de abertura Arlindo Sobral o presidente da junta de freguesia, enalteceu o trabalho das associações e o seu envolvimento em todas as realizações que acontecem durante este movimento. Feita a abertura, passou-se à palestra, em que foram convidados o Eng.º. Horácio Faria, o Dr. Rodrigo Meireles, Eng.º Paulo Vieira e Dr. Andreia Vieira, que abordaram os elementos estruturantes de Afife.
Esta palestra teve uma afluência razoável, mas dado a qualidade dos temas abordados, esperava-se uma maior afluência, no entanto as gentes de Afife por tradição são pouco participativas, quando se trata deste tipo de realizações e é sempre difícil de arrancar as pessoas da frente da televisão. O publico presente colocou questões a todos os oradores, mas acabaria por ter sido Horácio faria o mais questionado, até porque a sua área é aquela que de momento merece especial atenção de muitos Afifense, que é o avanço do mar e muitos estão preocupados com o futuro da nossa área litoral.
Quanto a nos pareceu-nos que o sábado, pode não ser o melhor dia para esta realização, já que estamos na altura em que se realizam inúmeras atividades pela região e que tem o seu ponto forte precisamente nessa noite. Também o juntar as quatro áreas, para serem tratadas ao mesmo tempo, pode limitar a intervenção dos oradores, até porque todos abordam pontos específicos de grande interesse para a freguesia. Quanto as afluências, sabemos que não se pode ir buscar as pessoas a casa, mas pelo menos seria razoável termos nestes debates, uma plateia cheia.
.