NOITE DE FOLCLORE, COM DANÇAS DE SALÃO, DE FOLCLORE E ZUMBA.
O movimento associativo de Afife realizou as primeiras ações com balanço positivo, já que o publico aderiu e as realizações previstas estiveram muito bem organizadas, pode-se dizer traçadas ao milímetro. A noite dedicada ao folclore e danças, teve a presença de Francisco Sampaio, homem conhecedor das tradições folclóricas da nossa região e que mantem vivas memorias das gentes de Afife que se destacaram em outros tempos, como grandes folcloristas.
Sampaio destacou algumas das tradições antigas que eram usuais na freguesia e que algumas estavam ligadas à indumentaria da época e traçou um paralelo entre as varias maneiras de vestir desde como se ia à Missa, à festa ou à romaria e até quando a pessoa morria, muitas ate já haviam escolhido a maneira como iriam vestidos na partida final.
Francisco Sampaio contou ainda vivencias com Pedro Homem de Mello a quem destacou o seu trabalho no folclore da região e do País e até lembrou, que seria de todo importante fazer uma ação que envolvesse o folclore a 6 de setembro, altura do aniversario do poeta, considerou que na altura que atravessamos, não é fácil realizar uma ação de vulto, mas que certamente se poderia prestar uma homenagem com as gentes do folclore da nossa região, que tiveram uma mais ou menos interação com o poeta.
Anteriormente e na ala nascente do Casino Afifense, foi inaugurada uma exposição do artista, João Carlos Pereira, que tem atelier na estrada Pedro Homem de Mello, em S. Roque, e que apresenta um conjunto de trabalhos de sua autoria, que recentemente estiveram patentes ao público na capital, numa exposição realizada pela Telecom.
Presente esteve ainda o presidente da Camara de Viana do Castelo, que elogiou o trabalho conjunto que está a ser realizado nesta ação e evidenciou o trabalho das associações.
Seguiu-se a atuação do grupo de folclore de danças e cantares de Afife, que apresentou algumas das suas mais características danças e também o grupo de danças antigas de salão, fez a sua exibição, apresentando varias danças que foram recuperadas, das antigas sociedades da freguesia.
A finalizar, todos dançaram o vira geral.
.
.
As associações agraciaram o presidente da camara, com um trabalho do artista João Carlos Pereira.
.Danças de salão, mostraram que quem sabe, nunca esquece
.
.
.
.
.
.
.O zumba esteve presente, com muita participação
.O pessoal do zumba, tambem entrou no vira geral.
.
O presidente da junta, dançou o vira geral, até porque já foi folclorista
.
.