BOMBEIROS, QUEIMARAM VESPAS ASIATICAS.
As vespas asiáticas, tem sido uma dor de cabeça para os apicultores da freguesia, que tem visto esta espécie aumentar significativamente, com o aparecimento de novos ninhos, alguns em áreas habitacionais. Os bombeiros já o ano passado haviam destruído pelo menos quatro ninhos na freguesia, na área de Cabanas e Pedreira, em zonas de floresta. No entanto agora as situações verificadas na sua maioria, foram detetadas em áreas próximo de residências, uma situação aconteceu no lugar da Poça e outra no Lugar da Bandeira. Em ambos os casos os ninhos estavam a escassos metros de residências e a baixa altitude. Porque se tratava de uma situação perigosa para os moradores destas áreas e logo que foram alertadas as entidades oficiais, os ninhos foram destruídos pelos bombeiros, com uma certa celeridade. Acontece que há um outro ninho já referenciado e que não foi ainda destruído, este situa-se no lugar de Agrichouse, num eucalipto a mais de 15 metros de altura e de difícil acesso. Para alguns aqui a solução, será o corte do eucalipto.
Para os apicultores da freguesia, dizem que haverá mais ninhos que podem-se situar na parte norte da freguesia, mas que ainda não foram detetados, dada a quantidade de vespas que se veem por aquele local.
No entanto e por aquilo que nos referenciaram alguns apicultores, estas abelhas vão deixar de ser vistas a partir de setembro, porque vão entrar na hibernação.
Ninho assinalado com circulo vermelho, num pessegueiro ,foi destruido no lugar a Bandeira, perto da fonte do Pincho