O BICHO, ESTÁ A DAR CABO DAS PALMEIRAS EM AFIFE.
Em tempos e com influencias na emigração para o Brasil, era moda as pessoas plantarem palmeiras nos seus quintais e em Afife havia um numero muito considerável destas espécies. No entanto e de há dois anos para cá, com o aparecimento do escaravelho que ataca estas espécies, são cada vez mais aquelas que estão a ficar secas e tem sido muitas aquelas em que os seus proprietários se viram na obrigação de as cortar. Neste momento na freguesia, são visíveis muitas destas arvores em adiantado estado de degradação e algumas em casas de certa maneira abandonadas, como acontece mesmo em frente da Igreja.
Aqui corre-se mesmo o risco de a palmeira poder vir a cair na via publica, até porque já se encontra em parte em cima dos fios de eletricidade. Já aconteceu também de terem sido cortadas palmeiras, como a palmeira da Casa do Agro. Da maneira que se assiste ao secar destas espécies, certamente que as que restam, mais cedo ou mais tarde, vão acabar por desaparecer. No entanto já se ventila que no caso dos castanheiros, também está a suceder o mesmo, embora a freguesia não tenha um numero significativo destas arvores, mas ainda há vários referenciados, pela sua idade.
Esta é uma imagem que mostra uma das mais antigas das palmeiras que existiam na freguesia, mas até esta foi atacada e teve que ser cortada, era a palmeira da casa do Agro.