Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt
REUNIU A ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE AFIFE.
Reuniu a Assembleia de Freguesia de Afife, com oito pontos a preencherem a ordem de trabalhos, onde as atenções estavam centradas nas opções do plano e orçamento para 2016.
O período de antes da ordem do dia, foi aquele que originou mais perguntas e respostas, tendo Amaro Moreira questionado a junta, que a freguesia deveria avançar com uma certificação dos triquelitraques, visto ser um instrumento característico de Afife e que começa a aparecer à venda por tudo quanto é sitio, focou o caso da freguesia se encontrar sem sinal de TDT, salientando que como a freguesia não está em muitos lugares servida pelo sinal terrestre, não deveria ser paga a taxa de televisão, que as pessoas tem que pagar com a fatura da eletricidade. Por ultimo levantou uma questão que tem a ver com o Centro de Dia da freguesia, onde referiu que este não corresponde as necessidades de muitos, porque não funciona aos fins de semana, o que está a desviar utentes para o centro de Carreço, que funciona todos os dias. Em resposta as questões levantadas pelo eleito da CDU, o presidente da junta Arlindo Sobral, referiu que quanto à certificação do triquelitraque, será um caso a abordar com técnicos da área e que se irá inteirar se é possível ou não. Já quanto ao TDT, referiu que a sua autarquia tem levado por diante todas as diligencias possíveis para resolver esta situação, conjuntamente com técnicos que tem estudos feitos sobre a área de cobertura em Afife e tem feito chegar á ANACOM. Referiu que neste momento está montado na sede da junta um equipamento para medir o sinal, que foi instalado pelo distribuidor do sinal terrestre. Aqui criticou, porque diz que aquele local é de boa receção e assim os resultados ali serão de cobertura, referiu que as medições deveriam ser feitas em locais de sombra e não em linha aberta com o repetidor do monte de Montedor em Carreço. Salientou que a junta vai continuar a mostrar o descontentamento das gentes da freguesia, perante as entidades com competência nesta área. Sobre o caso do Centro de Dia, referenciou que esta é uma situação que não tem a ver diretamente com a junta de freguesia, mas diz que vai abordar o presidente do Centro, que é o padre da freguesia, para expor a questão, mas só o pode fazer a titulo de informação.
Evaristo Carvalho, da CDU na sua intervenção, começou por perguntar, sobre as prometidas obras que estavam inseridas no Polis Litoral, este chegou ao fim e as obras não avançaram. Referiu que a praia do Caracol, tinha boas instalações sanitária, foram demolidas e agora para a época balnear, colocaram contentores a servir de casas de banho, o que diz ser uma vergonha. Alertou para os trabalhos que decorrem na estrada Pedro Homem de Mello, onde está a ser instalada a rede de gás natura, referindo que deve haver uma rigorosa fiscalização, quando vierem recuperar a estrada, com o produto betuminoso. O presidente da junta respondendo as questões, deixou claro que embora o Polis tenha terminado, as obras previstas serão realizadas, referindo que de momento está a decorrer o processo de expropriações de terrenos na Arda e Ínsua, terrenos da empresa ERI e da junta, estando previsto que as obras avancem em 2016, até porque as obras vão passar para o ministério do ambiente. Sobre as estruturas sanitárias, o restaurante, bar e apoios de praia, para o Caracol, não há muita informação, sabendo-se que será aberto concurso, mas ainda não há datas. Sobre a recuperação da estrada Pedro Homem de Mello, nos locais onde abriram valas para a colocação da rede de gaz, referenciou que a camara vai fazer a fiscalização dos trabalhos e está tudo pensado, para que a estrada fique o mais perfeita possível, na sua recuperação. No plano e orçamento para 2016, vieram a ser aprovados por unanimidade, quanto ao plano o destaque vai para a rede viária, com pavimentações e repavimentações de caminhos e largos da freguesia, a construção de passeios, construção de uma armazém para a junta, construção de nichos no cemitério, aquisição de um terreno, junto da Casa Mortuária, são alguns dos pontos que foram apresentados para o próximo ano. Quanto ao orçamento, este é de 375 mil euros. A assembleia aprovou ainda por unanimidade uma proposta da junta, para permitir o estacionamento de veículos ligeiros de passageiros na valeta, construída com esse propósito na estrada Pedro Homem de Mello, entre o entroncamento do Cruzeiro e o acesso ao caminho do Castro. Foi aprovada uma outra proposta, relativa ao exercício do presidente da junta, para que venha a exercer funções a meio tempo na autarquia.
No período aberto ao publico, um morador da urbanização de Bouça Cabrita, veio alertar, para o estrado degradado em que se encontra o acesso aquela urbanização. Foram também levantadas outras questões, que tem a ver com a deposição de lixos pesados nos contentores, assim como a deposição de matérias provenientes de trabalhos de jardinagens e que são abandonados junto destes contentores. Também foi feita referencia a Abílio Azevedo, um apicultor de Carreço que tem procedido à eliminação de dezenas de ninhos de vespa asiática na freguesia a expensas próprias, sobre este caso o presidente da junta, referiu que já informou que apoia neste trabalho e que vai custear as despesas tidas nestes trabalhos.
