Valença Promove-se na Feira Internacional de Turismo de Madrid
Pelo quarto ano consecutivo, Valença marca presença na F.I.T.U.R. - Feira Internacional de Turismo, aberta ao público até domingo, em Madrid, para reforçar a atração de novos turistas.
Material promocional da Fortaleza de Valença, da Ecopista do Rio Minho, dos Caminhos de Santiago, da oferta gastronómica e da Eurocidade Valença Tui está a ser distribuido na F.I.T.U.R. junto dos vários operadores turísticos mundiais presentes neste certame.
A F.I.T.U.R. é uma das maiores feiras mundiais, ponto de encontro para os professionais do turismo. Na edição de 2014, em que Valença também marcou presença, estiveram 9.083 empresas expositoras de 165 países / regiões, 120.231 participantes professionais, 97.549 visitantes de público não professional e 7.368 jornalistas de 60 países.
Para Valença esta é uma grande oportunidade de contactar com os principais agentes turísticos mundiais, alguns já a trabalhar no Noroeste Peninsular e de colocar a oferta da nossa cidade nos pacotes turísticos que se vendem para a região.
A participação de Valença, no âmbito da Eurocidade, na FITUR, associa-se à presença noutros certames, em Portugal e Espanha, promovendo as principais atratividades e potencialidades da cidade.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueior Mendes “Valença possui atrativos capazes de captar novos turístas, junto de novos mercados emissores e reforçar o seu posicionamento como um dos principais atrativos do Noroeste Peninsular”.
------------------------------------------------------------------------
Valença promove cultura para todos
Documentário “Contrabando” em Verdoejo é bom exemplo
O Auditório de Verdoejo recebe a projeção do documentário “Contra_bando”, sábado, 31 de janeiro, às 21h30. Uma iniciativa no âmbito da descentralização cultural que a Câmara Municipal tem promovido nos últimos anos. Esta é uma oportunidade para avivar muitas estórias do Contrabando e Trapiche de Valença. O documentário foi produzido a partir da peça de teatro, com o mesmo nome, da companhia “Comédias do Minho”. O Contrabando e o Trapiche foram atividades de sobrevivência dos homens e mulheres de Valença, proporcionados pela condição de fronteira. Durante séculos foram a grande fonte de sobrevivência de muitas famílias valencianas ficando para sempre na memória coletiva desta comunidade. A apresentação do documentário “Contra_bando” associa-se às atividades recentes promovidas, em Valença, pela Companhia Comédias do Minho como o espetáculo oficina de dança “Miocárdio”, as performances musicais “Odisseia Sonora” ou a ação de formação dos agentes culturais locais em expressão dramática. A descentralização cultural, com iniciativas de qualidade, leva a cultura ás freguesias, ficando assim acessível a mais valencianos. Os espetáculos teatrais, os certames gastronómicos, com os seus suportes culturais, como os “Sabores da Lampreia”, Sabores Serranos”, “Sabores do Anho”, são alguns exemplos. Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes ” Valença é um projeto coletivo feito por todos. A cultura não é exceção, tem de estar acessível a todos”.
----------------------------------------------
A Lampreia de Valença está à sua espera
em 23 restaurantes
A Lampreia do Rio Minho, considerada a melhor do mundo, apresenta-se em destaque à mesa em 23 restaurantes de Valença, durante os fins de semana de fevereiro e março.
Em Valença será possível saborear as múltiplas formas de confecionar e apresentar o prato rei desta temporada, numa aposta forte de 23 unidades de restauração locais.
Valença promove os sabores genuínos da lampreia do rio Minho, considerada pelos gastrónomos e bons garfos a melhor do mundo.
Pescada artesanalmente, sobretudo nas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo, nas redadas, é confecionada nas unidades de restauração locais que apuram segredos seculares da arte de a confecionar e apresentar.
Esta é, também, uma oportunidade, para (re)descobrir os encantos de Valença, numa época repleta de animação cultural e recreativa.
Ponto alto na animação, destes dois meses, serão os “Sabores da Lampreia”, a maior mostra gastronómica da região, que decorrerá entre 20 e 22 de março, na comunidade piscatória valenciana de São Pedro da Torre.
Os amantes da boa lampreia terão agora mais um forte motivo para visitar Valença.
Para Jorge Salgueiro Mendes “Valença é um destino gastronómico de eleição para quem gosta de comer bem e aprecia os sabores genuínos!”