Lampreia em Valença Classificada de Excelência
Para o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia
Valença confeciona a considerada melhor lampreia do mundo, de forma tradicional, pelas mãos sábias e experientes de cozinheiros especializados. Este ano a lampreia será de excelência, garantia dada já pelo teste realizado ao produto numa prova gastronómica. Os Sabores da Lampreia decorrem, este fim de semana, com cinco variedades diferentes para degustar, a preços populares.
A organização já fez um teste à qualidade da lampreia deste ano, com um grupo de 60 apreciadores que avaliaram e classificaram de excelência as variedades de lampreia disponíveis no festival de 2015. Após vários dias em tanques de água corrente, a apurar a “carne”, o teste gastronómico garante que a lampreia já atingiu a “performance” necessária a proporcionar padrões de qualidade de excelência e os sabores mais genuínos.
A expetativa é grande para o Festival Gastronómico Sabores da Lampreia, que decorrerá, entre 20 e 22 de março, em São Pedro da Torre – Valença, com vários grupos de bons garfos, de Portugal e Espanha, a agendar a sua presença no festival.
Sabores da Lampreia é um convite irresistível para saborear a lampreia a 10 euros a dose. Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno, Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como alternativa os tradicionais Rojões. Acompanham o caldo verde, os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
A lampreia vai ser confecionada por cozinheiros especializados, nos diversos pratos, verdadeiros guardadores seculares dos mais apurados segredos que esta comunidade piscatória foi passando de geração para geração.
A iniciativa é da Câmara de Valença, Junta de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho.
Quem já percorreu os Sabores da Lampreia repete!
Esta é uma oportunidade única para comer uma boa lampreia. Séculos de tradição a apurar receitas resultam em 5 pratos que são um convite a deliciar-se com estes manjares.
---------------------------------------------------------
1000 Lampreias em Valença, para Apreciadores, a 10 Euros a Dose, no Festival Gastronómico
1000 lampreias já esperam, em Valença, pelos apreciadores, para o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” que decorrerá em São Pedro da Torre, no fim de semana de 20 a 22 de março.
A 10 euros a dose Valença promete dar a saborear, a preços económicos, a famosa lampreia do Rio Minho, considerada a melhor do mundo, confecionada e apresentada de 5 formas diferentes.
Pescada artesanalmente no rio Minho, pelos pescadores das comunidades piscatórias, sobretudo, de São Pedro da Torre e Cristelo-Côvo, as 1000 lampreias estão já em tanques da Associação Sabores do Rio Minho a preparar-se para serem confecionadas. A técnica de “apurar” a lampreia em tanques de água corrente, é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”. Uma técnica que faz a lampreia apurar a sua carne, enrijecendo-a, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno, Recheada ou o prato dos cinco sabores, são os tipos de lampreia possíveis de saborear. Como prato alternativo os tradicionais Rojões. Acompanham o caldo verde, bem como os bons vinhos verdes da região e as sobremesas típicas.
Sabores da Lampreia é uma genuína festa gastronómica valenciana que a par de se comer bem proporciona um ambiente acolhedor e animado. Um amplo cartaz de animação proporcionará momentos de convívio e afirmação dos valores culturais valencianos. Esta é romaria obrigatória que, os bons garfos, todos os anos repetem.
A iniciativa é da Câmara de Valença, Junta de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho.
Esta é uma oportunidade única para comer uma boa lampreia. Séculos de tradição a apurar receitas resultam em 5 pratos que são um convite a deliciar-se com estes manjares.
Valença Tui Eurocidade do Desporto em 2015
A Eurocidade Valença Tui avança, em Março, com um ambicioso calendário de 19 eventos desportivos, com a previsão de envolvimento de 7000 participantes portugueses e espanhóis. Uma aposta concertada das duas cidades e das suas associações desportivas na consolidação do projeto da Eurocidade.
O calendário de eventos desportivos da Eurocidade, para 2015, é o reflexo da dinâmica desportiva crescente, com a consolidação de eventos representativos das principais modalidades praticadas neste território.
Do calendário desportivo, para 2015, destacam-se:
- IVº Circuito de 17 trilhos saudáveis Eurocidade 2015
- IVª Eurocidade Btt
- Iº Torneio Eurocidade de Basquetebol
- Big Ride Eurocidade
- IIº Rali Eurocidade
- IIª Eurocidade Cup
- IVª Eurocidade 10
- Iº Torneio de Judo Eurocidade
- IIº Campeonato Ibérico de Kung Fu Eurocidade
- IVº Troféu de Andebol Eurocidade
- Iº Festival de Parapente da Eurocidade
- Vª Travessia a Nado Eurocidade
- IVº Torneio de Futebol 7 Eurocidade
- IIº Torneio Eurocidade de Hóquei em Patins
- IIº Campeonato de Ténis Eurocidade
- Liga Futsal Saudável Eurocidade 2015/2016
- IIº Torneio de Baile Desportivo Eurocidade
- IVº Troféu Eurocidade de Natação
- Iº Festival Aéreo Eurocidade
O programa desportivo da Eurocidade conta com o apoio da Xunta de Galicia, através do Plan Galicia Saudable e da União Europeia através do programa de fundos europeus POCTEP.
Para Jorge Salgueiro Mendes “O desporto é, hoje, uma das grandes referências da Eurocidade, potenciadora das dinâmicas associativas e fator de atratividade do território”.