Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AFIFE DIGIT@L jornal on-line de Afife

NOTICIAS LOCAIS E REGIONAIS ACTUALIZADAS SEMANALMENTE AOS SÁBADOS ÀS 21h30 ........ e-mail: afifenoticias@sapo.pt

Seniores com Vida Ativa em Valença Ginástica, Danças e Jogos Tradicionais Ginástica de manutenção, boccia e danças de salão prometem animar os seniores valencianos, com 60 anos ou mais, através do programa “Vida Ativa”. As atividades arrancam em 1 de Outubro e decorrerão ao longo dos próximos dez meses. Duas vezes por semana os seniores valencianos terão a oportunidade de participar em sessões de ginástica de manutenção e danças de salão. Atividades enriquecidas, nesta temporada de 2014 / 2015 com a realização de uma caminhada e sessões de jogos tradicionais inter-freguesias, uma vez por mês. Os interessados em participar e que ainda não tenham realizado a sua inscrição podem-no fazer na Piscina Municipal de Valença ou nas juntas de freguesia do concelho. O programa “Vida Ativa” tem como objetivo criar um espaço divertido, promotor de interações sociais e ao mesmo tempo, promover a saúde dos seus participantes. Na prática são atividades recreativas pensadas para ocupar os tempos livres, de uma forma divertida e saudável, com muito convívio à mistura. Atividades pensadas para melhorar a autonomia, resistência a flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação motora, criando e reforçando hábitos de vida saudáveis e daí retirar todos os benefícios para a saúde das pessoas. A pratica de hábitos e vida saudável e o exercício regular aumenta a esperança de vida, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2014, do P.N.U.D. - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, objetivo a que o Vida Ativa pretende dar o seu contributo. O programa Vida Ativa é já uma marca para os seniores valencianos que, ano após ano, envolve um número crescente de seniores, números que certamente serão superados, este ano, com a oferta de um calendário rico e diversificado de atividades. Para O Presidente da Câmara, Jorge Mendes “O programa “Vida Ativa” tem o objetivo fundamental de ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seniores em Valença com atividade física orientada, regulada e vocacionada para a promoção da saúde, do bem-estar”.

---------------------------------------

Especialistas Franceses, Interessados na Fortaleza de Valença     A Fortaleza de Valença recebeu a visita de Jacques Taranger, alto conselheiro do Ministério da Defesa Francês e membro da Association Vauban.     Esta visita serviu para preparar a vinda a Valença de um grupo de 40 especialistas mundiais em fortificações abaluartadas entre 21 e 25 de setembro de 2016. Uma visita que servirá para estes especialistas, em fortificações do género da de Valença, poderem conhecer, estudar e avaliar o sistema de arquitetura militar montado nesta cidade.     Jacques Taranger é destacado membro da Association Vauban, entidade que estuda e divulga as fortificações abaluartadas, tipo Vauban e que em França possui já uma rede de fortificações classificadas pela UNESCO.     O despoletar do processo de candidatura da Fortaleza a Património de Interesse Cultural para a Humanidade junto da UNESCO tem atraído, cada vez mais, as atenções de especialistas mundiais das áreas da arqueologia, história, engenharia e arquitetura militar.     O processo de candidatura da Fortaleza apresentado pela Câmara Municipal de Valença fundamenta-se no fato de ser um valor universal excecional, pela grandiosidade e dimensão histórica e arquitetónica das muralhas e do edificado, bem como testemunho histórico de lutas, cumplicidades, trocas de bens, de cultura e de conhecimentos de vários povos ao longo milhares de anos.     Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “O interesse de especialistas mundiais em visitar a  Fortaleza de Valença trará novos testemunhos enriquecedores da nossa história e será um aporte ao objetivo de conseguirmos classificar a Fortaleza como Património da Humanidade

 

Valença Classifica de Interesse Municipal

Hotel e Campo de Golfe no Convento de Ganfei

 

cilvfinal.jpg

 

        Valença aprovou a Declaração de Interesse Municipal do investimento turístico da RAR- Refinarias de Açúcar Reunidas, para a Quinta do Convento de Ganfei.

        O projeto apresentado pela RAR contempla a recuperação e preservação das memórias do Convento de Ganfei e a sua ampliação para a instalação de um hotel com 60 quartos. O investimento contempla, ainda, a construção de apartamentos turísticos e de um campo de golfe com 9 buracos.

        O Município de Valença, com a aprovação da Declaração de Interesse Municipal está a criar as condições para que este processo avance e se concretize um investimento fundamental para Valença e para esta região transfronteiriça.

        A igreja do Convento de Ganfei está classificada como imóvel de Interesse Publico e guarda as memórias seculares de um mosteiro beneditino que terá sido construido no séc. VII. Um templo com grande prestigio ao longo dos tempos, com vários privilégios régios e dada a sua localização, com a cidade de Tui em frente, foi ator privilegiado dos vários confrontos entre portugueses e castelhanos. Na sua igreja guardam-se os restos mortais de São Ganfei.

        Para o Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “Valença quer ver concretizada a requalificação do Convento de Ganfei, importante conjunto patrimonial. Este foi um passo importante para a viabilização deste projeto”.

 

Fortaleza de Valença À Distância de um Clique

Novos Produtos de Promoção Turística

 

        A Câmara Municipal de Valença apresentou os novos painéis interativos, APP da Fortaleza e mapas turísticos no âmbito das Jornadas Digitais do Noroeste Peninsular.

        Este pacote de produtos promocionais de Valença pretende captar novos nichos turísticos e reforçar a oferta de serviços de informação turística na zona histórica. Produtos que pegam na grande identidade e marca de Valença que é a Fortaleza e convidam a abrir janelas para conhecer, viver e experimentar a nossa riqueza histórica e patrimonial.

        Os novos produtos turísticos foram apresentados nas Jornadas das Muralhas Digitais que reuniram em Valença especialistas portugueses e espanhois e contaram com 94 participantes. Quatro painéis abordaram as temáticas “O Turismo como Fator de Desenvolvimento do Território”, “As Tecnologias ao Serviço do Turismo”, “As Muralhas Digitais do Noroeste Peninsular” e “Património Fator de Atratividade Turística”.

        Os novos painéis interativos permitem uma leitura detalhada e orientada da Fortaleza e da sua evolução histórica desde os primeiros povoados castrejos e romanos até à atualidade. A recriação 3D da fortificação permite a todos ter uma noção clara da evolução dos muros da muralha ao longo dos séculos. Loja de Turismo, Núcleo Museológico Municipal e Arquivo Municipal são alguns dos espaços onde é possível consultar estes novos equipamentos.

        A APP sobre a Fortaleza de Valença é uma nova aplicação para telemóveis e tablets que, dentro de alguns dias, vai permitir visitas guiadas detalhadas e orientadas pelos pontos mais marcantes do centro histórico da cidade.

        Novos mapas turísticos, em formato papel, proporcionam um conhecimento e viagem pelos pontos mais emblemáticos e interessantes da da Fortaleza de Valença.

        Estes novos produtos turísticos pretendem melhorar a experiência que o turista tem na sua visita à Fortaleza, com informação simplificada e ou detalhada conforme o local onde se encontra na fortificação.

        Os conteúdos que suportam estes novos produtos obedeceram a grande rigor histórico, tendo por base as várias fontes documentais e estudos arqueológicos. Informação histórica da cidade antes reservada em arquivos, museus e publicações cientificas passa a estar acessível para se "socializar" com o visitante que queira descobrir a cidade.

        Os novos equipamentos e materiais são o resultado do projeto Muralhas Digitais que a par de Valença incluem, ainda Monção, Melgaço, Lugo e Santiago de Compostela e contam com financiamento dos fundos comunitários através do programa POCTEP.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2008
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2007
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub