Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





viana

por afifenoticias, em 28.02.15

--------------------------------------------------------------

 Câmara Municipal e União de Freguesias da cidade vão apoiar projeto de valorização do recreio idealizado pelas crianças do jardim-de-infância de MonserratePresidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação, o executivo da União de Freguesias da cidade o diretor do agrupamento de Monserrate visitaram o jardim-de-infância de Monserrate e reuniram com os alunos do jardim-de-infância. A visita surge na sequência de uma audiência na Câmara Municipal no âmbito do projeto educativo “Educar para a vida”.

A visita de ontem surge depois de, na semana passada, os alunos e os educadores terem reunido com José Maria Costa para apresentar o projeto e pedir apoio da autarquia para um projeto de valorização do recreio da escola. Na visita de ontem, o autarca ficou a conhecer o projeto educativo e foram apresentadas ideias e uma maquete do projeto de valorização do espaço do recreio.

A Autarquia e a União de Freguesias vão agora apoiar a iniciativa empreendedora dos alunos que, desta forma, estão a contribuir para a melhoria do ambiente escolar e que, com este projeto de valorização e beneficiação do recreio, estão a fazer uma aprendizagem em diversos domínios.

De lembrar que, e paralelamente, este jardim-de-infância e escola de ensino básico vão ser objeto de uma intervenção de substituição da cobertura em fibrocimento já que integram o conjunto de estabelecimentos que estão a ser alvo de uma intervenção orçada em cerca de meio milhão de euros e que abrange ainda a Escola Básica do 1º Ciclo de Vila Nova de Anha; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Carvoeiro; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Castelo de Neiva; Escola Básica do 1º Ciclo da Areia - Darque; Escola Básica do 1º Ciclo do Cabedelo – Darque;; Escola Básica do 1º Ciclo de S. Romão de Neiva; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Outeiro; Escola Básica do 1º Ciclo de Vila de Punhe; Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância Vila de Franca; e Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Vila Fria.

De sublinhar que, com este último investimento, ficam concluídas até Julho todas as intervenções para retirar as coberturas em fibrocimento das escolas sobre a alçada da Câmara Municipal, num esforço financeiro que vai também de encontro às necessidades e anseios da comunidade educativa de Viana do Castelo.

------------------------------------------------------------------

Viana do Castelo na Assembleia Geral do Arco AtlânticoO Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, participou ontem na Assembleia Geral da Conferência das Cidades do Arco Atlântico, na Corunha. Na sessão, foi debatida a estratégia urbana das cidades marítimas do Arco para preparar as iniciativas e os projetos para o quadro comunitário Europa 2020.

Na sessão, José Maria Costa apresentou a estratégia urbana do Eixo Atlântico e da Rede Ibérica Transfronteiriça, que inclui propostas para as cidades portuárias, dando especial ênfase à melhoria das acessibilidades e infraestruturas portuárias associadas. Nesta estratégia desenvolve-se também ainda o conceito das frentes marítimas, onde se procura melhorar as relações entre os portos e as cidades e as diversas atividades ligadas aos portos e estuários.

O autarca de Viana do Castelo apresentou também como prioridade para os próximos anos a temática da segurança marítima e da proteção ambiental no que toca a acidentes e à poluição marítima, sendo que José Maria Costa defendeu que a Europa deve ter meios de intervenção marítima e logística que sejam mais adequados face ao alargamento e crescimento do tráfego marítimo na costa atlântica, resultante sobretudo do alargamento do Canal do Panamá, que irá introduzir um acréscimo significativo de tráfego marítimo com naturais implicações na segurança e poluição marítimas.

Na sessão, destacaram-se ainda intervenções dos dirigentes e parceiros europeus deste organismo no sentido de valorizar as cidades marítimas no que toca à políticas europeias que se identificam cada vez mais com as cidades continentais, graças ao alargamento a leste da União Europeia.

--------------------------------------------------------

Viana do Castelo marca presença na BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, na Xantar - Salão Galego de Gastronomia e Turismo e na ITB - Feira Internacional de Turismo de Berlim 2015 com stands promocionais e a apresentação de produtos e serviços turísticos de Viana do Castelo.

Até domingo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo participa na 27ª edição da BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, na FIL (Parque das Nações) com um stand promocional e com a apresentação de produtos e serviços turísticos de Viana do Castelo, sendo fundamental para a promoção do concelho, já que esta é a maior feira nacional de turismo do país. Os primeiros dias de BTL foram reservados aos profissionais do sector do Turismo, e amanhã, a partir das 18h e durante todo o fim de semana, o salão abre também as suas portas ao grande público.

Viana do Castelo marca presença no pavilhão 2, onde, para além dos municípios, marcam presença as ofertas de alojamento e serviços. No próximo sábado (28 de fevereiro), um dia especial de Viana do Castelo na BTL, estará em Lisboa uma delegação de Viana do Castelo para divulgar os seus produtos e serviços e que incluirá representantes de empresas de animação turística, empreendimentos turísticos e agentes do setor turístico, artesãs e produtores de vinhos, para além do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo que atuará no stand do Município e no stand Minho In, no espaço do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Para além desta participação o Município marcará ainda presença com um stand promocional na 16ª edição do Salão de Gastronomia e Turismo – XANTAR, a decorrer de 4 a 8 de março, na cidade de Ourense, uma feira de âmbito internacional orientada fundamentalmente para o produto Gastronomia e Vinhos. Este é o mais importante e mediático certame gastronómico, não só das três províncias do Sul da Galiza, mas muito provavelmente de toda a Galiza e um dos principais de Espanha. O sábado (7 de março) é o Dia de Viana do Castelo no XANTAR, onde participará uma delegação de Viana do Castelo, que incluirá agentes do setor turístico, artesãs e produtores de vinhos, bem como o Grupo Etno-Folclórico Renascer de Areosa, que fará a animação na Feira.

O Município de Viana do Castelo, marcará ainda presença de 4 a 8 de março, na Feira Internacional de Turismo ITB Berlin, que decorre no centro de exposições Messe Berlin, na Alemanha. ITB é considerada uma das maiores Feiras de Turismo do Mundo e constituirá uma oportunidade para promover Viana do Castelo junto dos operadores turísticos estrangeiros e do público em geral. De quarta a sexta-feira o evento abre apenas para profissionais e, no fim de semana, abre as suas portas ao público em geral. A ITB Berlin 2015 vai reunir 180 países, dos cinco continentes, com os 10 mil expositores a ocupar os 160 mil metros quadrados do evento, esperando receber mais de 160 mil visitantes (entre profissionais e público).

------------------------------------------------------------------------

A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo apresentaram, em conferência de imprensa, a Incubadora Criativa do Alto Minho. Trata-se de uma incubadora de negócios criativos que se assume também como um espaço interdisciplinar de encontro e de convergência criativa.

A criação e colocação em funcionamento da Incubadora Criativa do Alto Minho pretende contribuir para a transformação e mudança de paradigma do Alto Minho como um lugar criativo (CoolCity), através da diferenciação daí resultante, aumentar a sua atratividade, procurando, nomeadamente, chamar novas atividades criativas com valor económico suscetíveis de criar riqueza e emprego; novos residentes (1.ª ou de 2.ª residência), artistas, empresários criativos, turistas, visitantes; promover a regeneração urbana de Viana do Castelo através da dotação de um equipamento Valorizar os recursos endógenos do Norte de Portugal e em particular da NUT III _ Minho Lima; promover a utilização das tecnologias da informação e da comunicação através da criação de condições para a utilização da banda larga e da criação de plataformas digitais dedicadas ao apoio ao empreendedorismo criativo; contribuir para a coesão territorial através da criação de uma estrutura inovadora e desses serviços, promotora dos negócios criativos num território de baixa densidade e classificado como Área Deprimida no âmbito do PRASD; potenciar o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino regionais, nacionais e internacionais; e acrescentar valor económico ao Alto Minho.

Trata-se de uma incubadora de negócios criativos que visa prestar serviços e apoios de valor acrescentado aos empreendedores mediante disponibilização de espaço (gabinetes privados + openspace + oficinas); desenvolvimento de ateliers de ideias; desenvolvimento de período de experimentação das ideias e projetos; promoção de ações de formação; disponibilização de consultoria; coaching; acompanhamento nas áreas de marketing, gestão, finanças, fiscalidade, desenvolvimento técnico, tecnológico e artístico; apoio na área de comercialização; networking; desenvolvimento de ações coletivas de promoção a nível nacional e internacional; e constitui um espaço interdisciplinar de encontro e de convergência criativa beneficiando das competências dos parceiros.

As entidades fundadoras são a Camara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo e serão convidados a integrarem a Incubadora Entidades do domínio científico/tecnológico e empresarial o IPVC, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Escola Superior Gallecia; o INESC; o CEVAL; a CIM Alto Minho, entre outras.

Podem candidatar-se à Incubadora Criativa Empresas empresários em nome individual; indivíduos que pretendam iniciarem ou desenvolver projetos na área das indústrias criativas, nos sectores de Multimédia, Economia digital, Eficiência Energética e Energias alternativas, Arquitetura, Design, Robótica, Náutica e recursos marítimos, Regeneração urbana e Academia de internacionalização.

-------------------------------------------------------------------------------------

Intervenção Praia NorteEmpreitada de Defesa Costeira e Proteção de Pessoas e Bens na frente Marítima da Praia Norte (Fase 1) e Requalificação da Frente Marítima (Fase 2)


Pretende assegurar a manutenção equilibrada desta faixa da orla costeira particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela ocorrência de ocupação densificada. Na primeira fase, considerada de emergência, estão previstas obras de consolidação de infraestruturas de proteção da erosão costeiras, redes de infraestruturas necessárias e o reordenamento do estacionamento. Na segunda fase, está prevista a execução de praças temáticas, instalação de mobiliário urbano e equipamento de recolha de lixo, árvores e vegetação, sinalização e iluminação pública e remates de infraestruturas.
Investimento: 3,4 Milhões de Euros

Texto principal:
A intervenção já se encontrava identificada no Plano de Pormenor para o Arranjo da Praia Norte e área envolvente, da autoria do Arq. Henrique Carvalho, de 1993. Para esta área, foi delimitada uma Unidade de Estudo (UE6) no Plano de Urbanização da cidade de Viana do Castelo de 16 de Julho de 2008. Nele, caraterizava-se esta área litoral como praia degradada pelas obras portuárias, deficientemente infraestruturada e não permitindo uma condigna utilização (art. 173º), mas estava também prevista a sua reabilitação como área eminentemente lúdica, dotando-a das necessárias infraestruturas e equipamentos de apoio (art. 174º).
Desta forma, o Plano Estratégico elaborado pela Sociedade Polis Litoral Norte identificou este projeto como área de valorização paisagística e ambiental com a qualificação do espaço público, ordenamento do estacionamento e construção de estruturas de apoio turístico (2008).
O projeto aprovado e que será executado foi apresentado e discutido nos II Encontros do Litoral (sessão pública) de 24 e 25 de Novembro de 2010 e decorreu de um concurso público de conceção, tendo este concurso por base e termos de referência o previsto no PUC e Plano Estratégico da Polis Litoral Norte.
___
A intervenção vai criar novas áreas destinadas à prática desportiva e de lazer, complementares ao uso balnear, a implementação de um equipamento de apoio à interpretação ambiental do espaço natural envolvente, destacando-se as vertentes biológica e geológica, bem como das práticas tradicionais associadas ao mar como a pesca, o sargaço e a terapêutica.
Neste equipamento está também previso um posto de leitura pública associada a uma área expositiva e cultural.
Prevê igualmente o recuo do muro de proteção e a contenção da linha da costa, concentra o estacionamento e circulação automóvel na via a nascente e liberta a marginal deste tipo de função para a reservar para uso pedonal em exclusividade, promovendo espaços de recreio e lazer, como o percurso da ecovia do litoral que liga o atual troço do Forte do Castelo Velho à Avenida do Atlântico, favorecendo assim a promoção de estilos de vida saudável.
O projeto a executar tem quatro vezes mais área que a atualmente disponível para as pessoas e atividades de recreio e lazer. É construída uma área de espaço público e um passeio marginal, Praça da Cultura, Praça do Conhecimento, Praça do Desporto e Praça do Lazer e Bem Estar.
Nesta área de intervenção de cerca de 40 mil metros quadrados, estão previstos dois equipamentos de apoio completo à praia, um bar e restaurante, um equipamento de apoio à prática desportiva, um equipamento para talassoterapia ou atividades medicinais, bem como uma biblioteca de praia/Centro de Interpretação.
A praia irá contar com 288 lugares de estacionamento formais, em vez dos atuais 204 existentes, e vai ainda dispor de 14 áreas de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e 5 autocarros.
O passeio marítimo contemplará duas rampas de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida e a área útil de praia será ampliada em cerca de 30 por cento em função da construção do novo murete de proteção e defesa costeira.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:00



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2011
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2010
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2009
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2008
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2007
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D

CONTADOR

estatisticas gratis


geo-visitas




Favoritos