O Centro de Mar vai promover a sua primeira ação de voluntariado ambiental no litoral vianense com ações diversas a decorrer a partir do mês de abril. As atividades serão apresentadas a 20 de Março (sexta-feira) pelas 18 horas, no Centro de Mar (Gil Eannes).
As atividades que se encontram inseridas neste programa de voluntariado são “Limpeza de Espaços Naturais – Mar, Rio e Montanha”, “Proteção de ninhos de Borrelho-de-coleira-interrompida” e “Identificação de arrojamento de Cetáceos” e a sessão de sexta-feira servirá para informar todos os voluntários sobre a metodologia de trabalho a desencadear nas ações, assim como todos os cuidados e deveres que deverão ter.A seleção destas três iniciativas prendem-se com ações que o Serviço Educativo do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo tem levado a cabo, bem como ir de encontro a algumas das ações preconizadas para o Centro de Mar.A ação de limpeza de espaços naturais decorrerá ao longo de todo o ano em áreas que os alunos dos Projetos Educativos do Serviço Educativo do CMIA têm estudado ao longo do ano letivo – mar, rio e montanha. O objetivo é sensibilizar para a riqueza de espaços naturais e biodiversidade existente no concelho de Viana do Castelo, a par dos diferentes problemas de poluição induzida pelo Homem que estes espaços naturais podem apresentar.A primeira ação deste pacote de voluntariado arranca já no próximo dia 18 de abril com a limpeza de uma zona ribeirinha. Esta é uma ação dinamizada em parceria com o Banco local de Voluntariado, mas também aberta ao público em geral que poderá efetuar a sua inscrição para cmia@cm-viana-castelo.pt.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, marcou ontem presença na cerimónia de lançamento da primeira pedra de um empreendimento nas Terras de Geraz do Lima. Trata-se de um investimento de cerca de oito milhões de euros que inclui uma adega, um museu e uma unidade hoteleira com quarenta quartos.
O projeto "Solar do Louredo - Vinho e Enoturismo" pretende dar continuidade à produção de Vinhos Verdes, de alta qualidade, produzindo exclusivamente castas autóctones da região, com o Loureiro. A Quinta do Solar do Louredo, do século XVII, tem uma área plantada de 32 hectares e uma produção anual de 100 mil litros de vinho e, em breve, deverá aumentar a produção para um milhão de litros por ano, "consequência do aumento da área plantada para os 80 hectares".
O novo projeto prevê investimentos numa área bruta de 15.000 metros quadrados e inclui uma adega, restaurante, um museu do vinho e da vinha e ainda a construção de uma pequena unidade hoteleira com cerca de 40 quartos, prevendo-se a criação de cerca de meia centena de postos de trabalho.
De lembrar que esta é uma das apostas da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que aderiu à Associação de Municípios Portugueses do Vinho e foi mesmo eleita Cidade do Vinho em 2011. Com o objetivo de promover os produtos endógenos, designadamente o vinho, tem vindo a ser efetuados investimentos públicos e privados, pelo que a autarquia se associou a este novo investimento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Cinco das empreitadas que permitirão substituir todas as coberturas das escolas de ensino básico e jardins-de-infância de Viana do Castelo estão terminadas, estando em curso ou em início as restantes, num investimento a rondar o meio milhão de euros. Terminadas estão as obras das escolas de S. Romão de Neiva, Vila de Punhe, Portela Susã, Vila Fria e Carvoeiro, estando em curso ou em início de empreitadas as restantes, nomeadamente Vila Nova de Anha; Castelo de Neiva; Areia - Darque; Cabedelo – Darque; Monserrate; Outeiro; Vila Franca.
De sublinhar que, com este último investimento, ficam concluídas até Julho todas as intervenções para retirar as coberturas em fibrocimento das escolas sobre a alçada da Câmara Municipal, num esforço financeiro que vai também de encontro às necessidades e anseios da comunidade educativa de Viana do Castelo.
------------------------------------------------------------------------------------------------
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de utilidade pública para o Grupo Desportivo da Meadela, Associação Desportiva e Cultural de Anha e Clube de Atletismo Olímpico Vianense. Esta declaração tem em conta o percurso e o trabalho destes grupos desportivos dedicados a diversas modalidades.
O Grupo Desportivo da Meadela, que desenvolve diversas atividades e organiza eventos desportivos, tem atualmente uma centena de atletas a praticar futebol, 35 no atletismo 75 no cicloturismo e 275 na dança. Para além da atividade desportiva, tem desenvolvido variadíssimas atividades de cariz social, como sejam os Cantares de Janeiras o Carnaval e Convívios para os seus associados e população local, vê assim reconhecido “o estímulo e grato apoio de todos os Vianenses”.
A Associação Desportiva e Cultural de Anha, fundada a 18 de Maio de 1976 com o intuito de promover e desenvolver todos os tipos de atividades culturais, recreativas e desportivas, organizou competições de Futebol, Futsal, Damas, Pesca Desportiva, Voleibol, Tiro de Carabina Articulada e Atletismo, tendo obtido vários títulos Regionais e alguns nacionais, tendo no Atletismo alcançado o feito de um dos seus atletas ter representado Portugal num Campeonato Europeu de Corta-mato.
O intenso trabalho com os jovens atletas de Vila Nova de Anha e localidades adjacentes, levou em 2005 a que o Instituto de Desporto de Portugal, atribui-se o prémio “Reconhecer o Mérito”, pela ação meritória exercida com as camadas jovens. Tem em funcionamento uma Escola de Música, que existe deste a sua fundação, tem um Grupo de Teatro, um Grupo de Bombos, uma Escola de Concertinas com mais de 50 alunos, um Grupo de Marchas Populares com mais de 80 participantes e um Grupo de Cantares de Janeiras.
Por estas razões, a Associação Desportiva e Cultural de Anha foi também observada, assim como o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, fundado a 6 de Março de 1997, com o intuito de promover e desenvolver, das mais variadas formas, o Atletismo.
Ao longo destes anos, de intensa e profícua atividade, tem organizado e participado em Campeonatos Regionais de Corta-mato, nos Crosses da Meadela até à 5 ª Edição, interrompido o ano passado para iniciar uma competição denominada “Cross Internacional de Viana do Castelo”. Conjuntamente com este evento, realizou as duas horas de resistência de BTT, Jogos de Atletismo, Zumba, etc. No cômputo geral, estiveram presentes cerca de 800 atletas.
Em termos nacionais, realizou o Campeonato Nacional de Marcha e conjuntamente uma prova internacional de marcha. Em 2014, com o objetivo de dar continuidade a um projeto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, criou uma Academia de Atletismo com dezenas de atletas, oriundos das Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Viana do Castelo.
Neste momento, têm atletas em todos os escalões etários. Desenvolve atividade em todas as disciplinas do Atletismo, desde a velocidade às corridas de fundo, passando pelos saltos, lançamentos, corta-mato e corridas de estrada.
------------------------------------------------------------
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de câmara extraordinária, uma proposta do executivo que reitera as bases do projeto definido para a Praia Norte a cargo da Polis Litoral Norte, e rejeitou com os votos do PS e CDU a proposta apresentada pelo PSD.
A proposta apresentada e aprovada por larga maioria é referente à Empreitada de Defesa Costeira e Proteção de Pessoas e Bens na frente Marítima da Praia Norte (Fase 1) e Requalificação da Frente Marítima (Fase 2) da Polis Litoral Norte.
Esta intervenção pretende assegurar a manutenção equilibrada desta faixa da orla costeira, particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela presença de uma densificada ocupação. Na primeira fase, considerada de emergência, estão previstas obras de consolidação das estruturas de proteção da erosão costeiras, redes de infraestruturas existente e instalação e reordenamento do estacionamento. Na segunda fase, está prevista a construção de praças temáticas, instalação de mobiliário urbano e instalação de equipamentos de recolha de resíduos sólidos urbanos, plantação de árvores e vegetação, sinalização e iluminação pública.
A proposta apresentada pelo autarca José Maria Costa resume todo o processo e reitera que o projeto está de acordo com as orientações estratégicas e normas do PUC, aprovado por maioria absoluta da Câmara e Assembleia Municipal em 2008; que resulta de decisões e opções inovadoras “Concurso de Concessão Internacional” | “Avaliação Ambiental - com procedimento de consulta pública”; que foi objeto de uma ampla discussão pública durante ano de 2010; que recolheu pareceres favoráveis de todas as entidades que se têm de pronunciar em razão da matéria; e ainda que a Câmara Municipal, a 8 de Janeiro de 2015 e Assembleia Municipal a 6 de Fevereiro de 2015, aprovaram, por maioria absoluta, o Projeto e a proposta de expropriação dos terrenos necessários à sua execução.
“Desta forma reiteramos a forma aberta e participada como este Projeto foi apresentado e discutido publicamente, bem como a sua aprovação em diversos momentos pelos órgãos com mandatos democráticos e legitimados pelo povo, pelo que consideramos não haver nenhuma razão fundamentada para a sua não imediata concretização”, conclui a proposta.
--------------------------------------------------------------------
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou com quatro empresas um protocolo de colaboração que vai permitir a colocação de 77 contentores de recolha de roupas, calçado e brinquedos nas freguesias do concelho de Viana do Castelo.
Os protocolos foram assinados com as empresas Humana Portugal, Sarah, Ldª., Ultriplo, Ldª. e Wippytex, Ldª. com o objetivo de promover o reforço da cooperação social entre as duas entidades e desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta em atividades de caráter social e de emergência.
As empresas instalam os contentores destinados à recolha de roupa, calçado, brinquedos e outros para posterior entrega a instituições de solidariedade social, sendo que, por cada tonelada recolhida, é doada à autarquia uma quantia que visa o desenvolvimento de novos projetos de cariz social/ambiental.
-------------------------------------------------------------------------