O Comité Diretivo da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças, RIET, presidido pelo autarca da Câmara de Viana do Castelo, esteve ontem reunido no Porto, tendo acordado propor à próxima Cimeira Ibérica um conjunto de medidas nos âmbitos da mobilidade, infraestruturas, desenvolvimento económico, estrutura social e ambiente, que considera necessários para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da fronteira.
O ponto central da reunião e da proposta à Cimeira é a de impulsionar um Plano de Crescimento Económico para desenvolver a competitividade das empresas e das cidades. O documento, que será proposto ao Presidente do Governo de Espanha e ao Primeiro-Ministro de Portugal pelas 25 entidades políticas e económicas que fazem parte da RIET, contempla várias medidas, entre as que quais se destaca:
1.Impulsionar uma Plataforma conjunta de Correios Ibéricos, para minorar os custos logísticos de distribuição, tanto postal como por transportadoras.
2.Eliminar o roaming telefónico entre Espanha e Portugal para ligações telefónicas e de dados.
Em Fevereiro, o novo Presidente da RIET, José Maria Costa, vai reunir-se em Bruxelas com a Comissão Europeia, para insistir na necessidade da eliminação do roaming em voz e dados cujo efeito limita a competitividade das empresas na fronteira e vulnera os direitos dos cidadãos ao invadir os sinais das operadoras de um país para o outro.
3.Para além disso, este Plano Económico deve analisar as possibilidades e mecanismos para impulsionar uma política de harmonização fiscal Ibérica, que acabe tanto com as políticas de deslocalizações, como com a desigualdade em termos de competitividade no sector de serviços transfronteiriços.
Da mesma forma, a RIET vai propor aos dois governos a assinatura de um acordo bilateral, similar ao existente em matéria de Saúde, para o transporte de proximidade, de passageiros, que permita que as entidades regionais de Portugal e as Comunidades Autónomas de Espanha possam decidir a sua criação, sem necessitar da autorização dos governos centrais de ambos países, como ocorre atualmente, o que agilizaria este processo.
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo está a promover o projeto “Uma Escola da Natureza” que, neste ano letivo, integrar 1700 alunos de 29 estabelecimentos de ensino de Viana do Castelo. Fernando Pimenta, o canoísta olímpico, vai marcar presença no arranque da iniciativa em 2014, com uma ação nas escolas do Cabedelo e Areosa, na próxima quinta-feira.
O programa, que vai já na sua terceira edição, visa oferecer a turmas de diferentes níveis de ensino, três temas base de trabalho – O Mar perto de Ti, O Rio perto de Ti e A Montanha perto de Ti – que permitem dar a conhecer aos alunos do concelho os ecossistemas e valores naturais da região, assim como as suas principais ameaças e necessidades de conservação.
Depois de dois meses de trabalho com estes alunos, já foram dinamizadas ações pedagógicas em contexto de sala que foram complementadas com saídas de campo e, ao longo dos próximos quatro meses, são muitas as ações que ainda serão dinamizadas por estes alunos como feirões na escola, exposições temáticas, atividades com o Gabinete de Arqueologia, criação de aquários, promoção de roteiros turísticos, momentos de culinária, visitas de estudo, saídas de campo entre muito outras.
Para marcar o arranque em 2014, duas turmas do projeto “O MAR PERTO DE TI” vão receber na escola o canoísta olímpico Fernando Pimenta. Esta ação tem como principal objetivo mostrar ao público escolar como os recursos naturais podem ser potenciadores de diversas atividades que promovem a sua valorização e respeito como é o caso dos desportos náuticos e decorre a partir das 09H30 nas EB1 do Cabedelo e Areosa.
De recordar que o CMIA de Viana do Castelo localizado nas Antigas Azenhas de D. Prior (Moinho de Maré) encontra-se em funcionamento desde Junho de 2007 e, desde então, já mais de 50 mil pessoas usufruíram das valências e das atividades que este espaço dinamiza periodicamente.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinalou ontem os 166 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade com uma sessão solene onde atribuiu títulos honoríficos a várias instituições, empresas e personalidades vianenses que, segundo o Presidente da Câmara, “prestaram serviços assinaláveis à comunidade e contribuíram desta forma para a afirmação de Viana do Castelo”.
Assim, foram distinguidos pelo executivo com o título de cidadão de honra Bernhard Aloys Wobben, fundador da Enercon, e o médico Armando Pinheiro. Como cidadãos de mérito, a escola recaiu sobre José Joaquim da Rocha Figueiras,Branca Pereira (a título póstumo), Avelino Meira, Floriano Fernandes Enes do Vale, Fernando Moreira (a título póstumo), José Fernandes do Rego, Manuel Freitas, Edmar José dos Santos Oliveira e António Alves, António Rosa Araújo, Araújo Soares e António Silva, dinamizadores da “ Arte na Rua”.
Como instituição de mérito, foram agraciados o Grupo Folclórico das Lavradeiras de Meadela, a Sociedade de S. Vicente de Paulo de S. Miguel de Perre, a Ourivesaria Carvalho, a Ourivesaria Venâncio Sousa, a Browning Viana, a Europac / Portucel Viana, a EDV – Escola Desportiva de Viana, a Cooperativa de Habitação Económica Capitães de Abril, a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e ainda o Grupo Folclórico Os Lusíadas de Caracas Venezuela e a Casa do Minho, do Rio de Janeiro.
No seu discurso, o autarca José Maria Costa salientou que as homenagens são a forma da “comunidade vianense demonstrar neste dia o seu apreço institucional aos cidadãos e instituições que têm honrado, prestigiado e promovido Viana do Castelo, contribuindo para o seu progresso, desenvolvimento e prestígio”.
“Gostaria de, em nome do executivo, convocar a todos para este objetivo comum de construirmos a nossa cidade do futuro, certos de que cada um de vós, constituirá um reforço, um alento, um obreiro da cidade de Viana do Castelo”, rematou ainda o autarca.
.
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, domingo (26 de Janeiro), pelas 16H00, um grande concerto solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo. Organizado com o apoio da Câmara Municipal, o evento solidário conta com a participação de Augusto Canário.
Para além de Augusto Canário, participam também os Jarojupe, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, o Grupo de Janeiras da Abelheira, o Grupo de Serenatas do Grupo de Danças e Cantares de Perre, a Orquestra Popular “Sopro de Cordas” de Outeiro, o Grupo de Danças e Cantares de Perre e a Orquestra Ligeira da Associação Musical de Vila Nova de Anha.
Os bilhetes estão à venda no Viana Welcome Center e custam 6 euros para a plateia e cinco euros para as bancadas.